Dia do Leitor: educação complementar é tudo! - Instituto Água Viva

0

O Dia do Leitor coloca em evidência a importância da educação, um tema muito relevante quando se fala do sertão. Comemorado no dia 7 de janeiro, a data leva a atenção do IAV para os projetos de educação complementar que são realizados nas comunidades rurais sertanejas. Veja mais no post a seguir!

Educação e leitura

As taxas de educação no sertão ainda deixam a desejar e o IAV age para que a situação se transforme. Você já viu aqui no nosso blog as vitórias que tivemos em levar educação complementar ao sertão em 2017. Neste ano, conseguimos que mais de 500 sertanejos tivessem acesso à educação com nossos projetos.

Assim, contribuímos para que mais pessoas aproveitassem o Dia do Leitor!

Educação: acesso ao ensino no sertão

O IAV planeja suas ações baseadas em quatro pilares, educação complementar, prática de esportes, fomento à saúde e geração de renda, todos eles com o objetivo de ajudar no desenvolvimento social e técnico no sertão.

Um dos projetos de educação é o Alfa Móvel no qual os alunos são inseridos em turmas de educação infantil, ensino fundamental I e II. Além disso, a ação também conta com turmas de ensino para jovens e adultos. A ideia é promover educação complementar para sertanejos de todas as idades, tanto que os alunos inscritos possuem idade que varia entre 2 e 45 anos.

Dos livros para a realidade

Os livros nos transportam para outra realidade e os projetos de educação complementar do IAV esperam fazer o mesmo com as crianças sertanejas! Nas escolas de dança, por exemplo, as bailarinas se vestem a caráter e fazem apresentações fora das comunidades em que as escolas são localizadas.

Um exemplo aconteceu na escola de dança de Acauã em que as meninas foram ao 20º Festival de Dança de Teresina para competir com grupos de dança de todo o país. É a educação transformando vidas!

Continue acompanhando o Blog do IAV para você saber mais o que acontece nos nossos projetos. Aproveite e ajude-nos a mudar a realidade no sertão!