Geração de renda em Casa Nova: entenda o ciclo econômico gerado! - Instituto Água Viva

1

A geração de renda é um dos objetivos do IAV no sertão e, para isso, temos investido em projetos que tem gerado ciclos econômicos benéficos para a população de diversas comunidades rurais sertanejas, como a de Casa Nova. Acompanhe o processo de geração de renda na comunidade com o post a seguir!

Geração de renda: a plantação de alface movimenta economia

Muitos pensam que a geografia do sertão é imprópria para a agricultura, no entanto, os projetos de geração de renda do IAV tem provado o contrário. A produção de alface em Casa Nova tem obtido muito sucesso com a utilização de tecnologias de otimização do uso de água.

Ao total, três técnicas foram implantadas no projeto de geração de renda em Casa Nova, hidropônica, irrigação por gotejamento suspenso e irrigação por gotejamento direto.

Vale lembrar que todas as técnicas foram ensinadas aos sertanejos participantes do projeto. Assim, aos poucos, o IAV auxilia na melhora da qualificação da mão de obra presente no sertão.

Geração de renda em Casa Nova: distribuição da produção

Depois que os sertanejos de Casa Nova produzem a alface, o produto é distribuído e consumido em comunidades próximas. Assim, os projetos de geração de renda do IAV promovem a movimentação da economia local das comunidades rurais sertanejas na Bahia.

Ainda sobre agricultura

Além do cultivo de alface em Casa Nova, a comunidade conta com outros projetos de geração de renda do IAV. A produção de melancia foi inclusive um destaque no ano passado, já que ultrapassou a marca de seis toneladas cultivadas e comercializadas em comunidades próximas.

Viu como projetos de geração de renda estimulam não só o aumento de receita dos trabalhadores, como movimentam ciclos econômicos importantes para o desenvolvimento de localidades? Ajude com que isso acontece em mais comunidades com IAV!