Consultório Móvel do IAV: mais de 8000 atendimentos só em 2018 - Instituto Água Viva

3

Com intuito de promover o acesso à saúde no sertão, o Consultório Móvel do IAV atuou intensamente nos dois primeiros meses do ano. De janeiro a agosto, foram feitos 8000 atendimentos médicos odontológicos e 9560 procedimentos! A dentista Flávia Lamanna foi ao sertão nesse período e contou um pouco da experiência aqui para o blog do IAV. Confira!

Consultório Móvel: experiência gratificante para quem participa

Mais de 8000 atendimentos foram feitos no sertão por conta do Consultório Móvel. Esses números só foram possíveis por conta do empenho de nossos voluntários, que trabalharam 95% dos dias úteis desses dois meses!

A nossa dentista voluntária conta que a experiência em Casa Nova, na Bahia, com o Consultório Móvel foi muito gratificante. Ela acrescenta, ainda, que pretende embarcar em uma nova jornada a favor da saúde dos sertanejos:

“Foi a primeira vez que eu atendi pelo IAV, inclusive pretendo ir mais vezes! Foi uma experiência única para mim, eu nunca tinha feito esse tipo de ação e não tinha a real noção de como essas pessoas são carentes e não tem acesso a nada. Então, foi realmente muito gratificante! ”, diz.

Difícil acesso às comunidades

Um dos pontos relatados por Flávia foi a dificuldade de acesso às comunidades com o Consultório Móvel. “É uma região de difícil acesso porque a gente chegou no aeroporto de Petrolina, fizemos uma viagem de quase uma hora até Casa Nova, para podermos nos alojar e fazer os atendimentos, que acontecem a mais ou menos uma hora ou a uma hora de meia dessa base”, explica.

Imagina como a vida pode ser difícil em uma região tão longe de tudo? É por isso que o IAV tenta atingir às localidades mais distantes do centro, como fez com o Consultório Móvel!

“É muito complicada a vida dos sertanejos, eles vivem do que cultivam e de projetos, que ajudam e fornecem alimentos. Geralmente, eles não possuem emprego, por não possuírem acesso aos locais onde se encontra trabalho”, afirma nossa voluntária.

Transformando o futuro com o Consultório Móvel

Apesar do foco principal do Consultório Móvel ser a saúde os sertanejos, o impacto do projeto envolve muito mais! Com o contato dos nossos voluntários, crianças e adolescentes abrem os olhos para um futuro melhor e o relato da Flávia é uma prova disso:

“Algumas crianças e adolescentes, ao encontrar com a gente, falam que desejam ser médicos, que querem dar uma vida melhor aos seus pais e vão estudar. Eles mantêm a fé, não deixam de sonhar com um futuro melhor, isso foi realmente o que me surpreendeu! ”, conta.

Saiba mais sobre projetos como o Consultório Móvel acompanhando o blog do IAV! Não se esqueça de ajudar com que mais sertanejos tenham acesso à saúde!