5 curiosidades que você precisa saber sobre o sertão! - Instituto Água Viva

2

O sertão é o local onde atuamos e você tem acompanhado um pouco do nosso trabalho aqui no blog do Instituto Água Viva. Mas hoje, o assunto é diferente! Neste post, você vai conhecer um pouco sobre curiosidades que o sertão possui, basta continuar lendo! Veja!

  1. Sertão baiano: lugar que guarda história

Aqui no blog do IAV, você conhece Casa Nova como uma cidade que recebe os projetos que desenvolvemos no sertão, mas você sabia que o lugar guarda muita história? Casa Nova faz parte do Território de Identidade Sertão do São Francisco junto com a cidade de Canudos, onde aconteceu a famosa Guerra de Canudos, entre os anos de 1896 e 1897.

  1. Juazeiro abriga belezas naturais

Juazeiro é outro exemplo de cidade do sertão baiano que recebe os projetos do IAV. O local abriga belezas naturais do sertão nas praias banhadas com as águas doces do Rio São Francisco e das ilhas que são formadas ao redor do rio. Certamente, paisagens imperdíveis no sertão!

  1. Piauí: Capadócia brasileira

O sertão do Piauí também possui paisagens surpreendentes! Considerado a Capadócia brasileira, o local se caracteriza por formações rochosas que se assemelham às existentes na região da Turquia. Nessa parte do sertão, os tons avermelhados e amarronzados tomam conta de uma maneira exótica, vale a pena conhecer, não acha?

  1. Visita olímpica

Apesar de não ter acontecido exatamente no sertão do Piauí, esse momento merece destaque. Você sabia que a tocha olímpica passou pelo estado piauiense em 2016? Pois é, ela percorreu as cidades de Piripiri, Campo Maior e Alto e Piracuruca. Além delas, a tocha olímpica também passou por Teresina e Parnaíba. Interessante, não é?

  1. Petrolina

Voltando a falar sobre o sertão, vamos nos focar em Petrolina! A cidade faz parte do sertão de Pernambuco e é, inclusive, uma das que recebem os projetos do IAV. Nela, há uma região chamada de Petrolina Antiga, que possui até hoje casas e ruas típicas do início do século XX.

Continue acompanhado o blog do IAV e descubra mais sobre o sertão!