Objetivos da ONU: como o IAV os coloca em prática! - Instituto Água Viva

0

Erradicar a extrema pobreza e garantir educação de qualidade, fome zero e água potável para todos. Esse são alguns dos objetivos estabelecidos na nova agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos anos. As metas foram definidas em um encontro global e aprovadas, por unanimidade, pelos 193 países membros. O Instituto Água Viva aplica vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em seu dia a dia. Saiba mais!

Erradicação da Pobreza

Para a ONU, erradicar a pobreza é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Esse também é um dos princípios do IAV! Nós ajudamos mais de 10 mil pessoas em uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido. Atuamos nos pilares de saúde, esporte, educação e geração de renda.

Fome Zero

Segundo a ONU, há mais de 500 milhões de pessoas em situação de desnutrição no planeta. Por isso, uma das metas é que, até 2030, os países desenvolvam programas e políticas que possam aumentar a renda de suas famílias. O IAV faz parte disso, promovendo diversos projetos que visam dar oportunidades e aumentar a renda das famílias sertanejas.

Saúde e Bem-Estar

Entre as metas está a garantia de uma saúde de qualidade para todos, abordando a redução da mortalidade neonatal e a erradicação de doenças como o HIV, a tuberculose e a malária, além da conscientização quanto ao uso de álcool e drogas. O IAV conta com atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos. Somente neste ano, foram quase 10 mil atendimentos e mais de 11 mil procedimentos no Sertão!

Educação de Qualidade

Assim como o IAV, a ONU tem como de suas metas garantir que a educação seja viável para todos. No semiárido nordestino, o projeto Educação Complementar oferece para as crianças uma oportunidade de fugir do ócio. Temos escolas de reforço escolar, de alfabetização, de balé, de música e de inglês espalhadas pelo sertão.

Água Potável e Saneamento

Você sabia que, segundo a ONU, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial? No Sertão nordestino não é diferente. A água consumida em grande parte das comunidades é da chuva, e muitas famílias andam até dois quilômetros para buscar água em pequenos reservatórios onde animais também se banham. Por isso, o IAV conta com um projeto de construção de 10 poços artesianos em localidades do Sertão, com objetivo de levar mais dignidade às famílias sertanejas.

Trabalho Descente e Crescimento Econômico

Apesar de estarmos no século 21, violações aos direitos trabalhistas ainda são uma realidade. Além disso, o desemprego é crescente, afetando principalmente os jovens sem formação. Para mudar esse cenário, o IAV trabalha com a perspectiva de implantar diversos projetos de geração de renda, como fábricas de camisas, bonés, brinquedos e instrumentos.

Redução das Desigualdades

Quando se fala em reduzir desigualdades, não se trata apenas de promover uma melhor distribuição de renda, mas sim de estreitar laços e gerar oportunidades para todos. Além dos projetos de geração de renda, o IAV promove minicursos para fomentar o crescimento dos indivíduos de comunidades carentes do sertão. Além disso, todas as atividades e projetos do instituto são voltados para todos, sem discriminação de gênero.

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

A Nova Agenda Global ainda prevê que os países combatam a corrupção, a impunidade, as práticas abusivas e discriminatórias, a tortura, bem como todas as formas de restrição das liberdades individuais. Esse também é um dos princípios do IAV, que é agente de alteração do cenário social de centenas de famílias sertanejas.

Para continuar mudando esse cenário e dando oportunidades de vida aos sertanejos, precisamos de sua ajuda! Conheça mais sobre nossos projetos e contribua. Contamos com você!