Imprensa

Grau de seca extrema e moderada cresce no Ceará, aponta Monitor das Secas

18/10/2018
G1

 

O grau de seca extrema e moderada se agravou no Ceará no mês de setembro, segundo dados do Monitor das Secas, serviço de monitoriamento da estiagem divulgado pelo governo federal. Segundo o estudo, assim como nos estados do Maranhão e Piauí, as poucas chuvas que ocorrem, historicamente, no mês de setembro contribuem para agravar o quadro de seca.

Leia mais

78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos

Data: 10/10/2018
Fonte: terra.com.br

 

A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água.

Leia mais

Uma radiografia da seca nos estados do Nordeste

Data: 20/08/2018
Fonte: Maristela Crispim – Diário do Nordeste Online

 

A maioria dos municípios do Nordeste brasileiro já enfrenta situação e seca grave ou moderada. É o que mostra o atual mapa da cobertura vegetal da região, obtido por meio de monitoramento por satélite, realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). As imagens de satélites permitem analisar a rápida mudança na cobertura vegetal, de acordo com a expansão da seca pelos municípios da região.

Leia mais

Cidades do Nordeste estão há mais de 4 meses sem chuva

Data: 20/08/2018
Fonte: Clayton Lima – Nitro News 2

 

Sem nenhuma gota de chuva, cidades do nordeste passam dos 4 meses de estiagem. É o caso de Correntina e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que já contam 125 dias consecutivos sem chover. Por outro lado, regiões do Maranhão e do litoral leste, da Bahia até o Rio Grande do Norte, têm registrado chuva frequente nas últimas semanas, embora com baixo volume acumulado.

Leia mais

182 municípios baianos em estado de emergência

Data:08/08/2018
Fonte: Rádio Web Juazeiro –  Jornalistas: Yuri Pastori, Roy Rogers e Miriam Hermes

 

Um total de 182 municípios baianos está em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado por causa da seca, e cinco por motivo de enxurradas. No final da semana passada o Diário Oficial do Estado trouxe notícia que pode amenizar a situação difícil enfrentada pelas cidades de Planaltino, no centro-sul, e Itabuna, no sul do estado, que também passaram a integrar a lista de cidades baianas nesta complicada realidade.

Leia mais

Secas se espalham pelo País e 59% das cidades não se previnem contra desastre

Data:09/07/2018
Fonte: Ambiente Brasil

 

Diferentemente do que se costuma imaginar, os episódios de escassez de chuvas não estão restritos ao Nordeste. Pelo contrário, são bem distribuídos por todo o País. Mesmo assim, a maioria dos municípios brasileiros (59%) não apresenta nenhum instrumento voltado à prevenção de desastres naturais e apenas 14,7% tinham no ano passado um plano específico de contingência e/ou prevenção à seca.

Leia mais

Bahia tem emergência reconhecida por causa da seca e chuva

Data:09/07/2018
Fonte: Portal Sul da Bahia

 

Com necessidades de amparo estadual para enfrentar os problemas decorrentes do clima, os municípios de Belmonte e Canudos tiveram reconhecidos pela Defesa Civil os decretos municipais de emergência, por causa da seca e da chuva, respectivamente.

Leia mais

Número de municípios atingidos pela seca cresce 73%

Data:04/07/2018
Fonte: São Bento em Foco

Jornalista: Jandicléia Almeida

A estiagem prolongada colocou 821 municípios em situação de emergência. A falta de chuvas em 10 estados obrigou a Defesa Civil Nacional a distribuir kits de assistência humanitária e água potável, fazer a remoção de famílias em áreas de risco, entre outras ações. A Região Nordeste é a mais castigada. A preocupação da Defesa Civil é com o aumento acelerado de municípios atingidos pela seca. Para se ter dimensão do crescimento, o número de cidades afetadas cresceu 37% em 13 dias. Em 26 de junho, eram 598 municípios.

Leia mais