Imprensa

Inovação Contra a Seca

15/02/2019
Diário do Nordeste

 

“Hoje é uma maravilha! Quanto mais eu trabalhar, mais eu ganho. Dá mais que o aposento”, conta alegre a agricultora Ana da Silva, de 65 anos, moradora do Assentamento 10 de Abril, no Crato. A mudança de vida no Semiárido passa por uma coisa fundamental: acesso à água. Com ela, a vegetação seca se torna verde rapidamente, os legumes brotam do chão, e os trajetos longos a pé atrás do recurso hídrico ficam no passado. No caso de dona Ana, mais que isso. Como uma das fundadoras da Feira Agroecológica do Município, a água virou sinônimo de autonomia. Se a vida dela se transformou a partir de 2003, quando começou a comercializar seus produtos orgânicos no Centro do Crato, a renda melhorou mais ainda com a chegada da Cisterna Chapéu do Padre Cícero, 12 anos depois, com capacidade para armazenar até 52 mil litros. Apesar de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil, em 2013, esta tecnologia ainda é pouco difundida no Nordeste e se restringe à região do Cariri, onde foi criada, pela Associação Cristã de Base (ACB).

Leia mais

Grau de seca extrema e moderada cresce no Ceará, aponta Monitor das Secas

18/10/2018
G1

 

O grau de seca extrema e moderada se agravou no Ceará no mês de setembro, segundo dados do Monitor das Secas, serviço de monitoriamento da estiagem divulgado pelo governo federal. Segundo o estudo, assim como nos estados do Maranhão e Piauí, as poucas chuvas que ocorrem, historicamente, no mês de setembro contribuem para agravar o quadro de seca.

Leia mais

78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos

Data: 10/10/2018
Fonte: terra.com.br

 

A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água.

Leia mais

Uma radiografia da seca nos estados do Nordeste

Data: 20/08/2018
Fonte: Maristela Crispim – Diário do Nordeste Online

 

A maioria dos municípios do Nordeste brasileiro já enfrenta situação e seca grave ou moderada. É o que mostra o atual mapa da cobertura vegetal da região, obtido por meio de monitoramento por satélite, realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis). As imagens de satélites permitem analisar a rápida mudança na cobertura vegetal, de acordo com a expansão da seca pelos municípios da região.

Leia mais

Cidades do Nordeste estão há mais de 4 meses sem chuva

Data: 20/08/2018
Fonte: Clayton Lima – Nitro News 2

 

Sem nenhuma gota de chuva, cidades do nordeste passam dos 4 meses de estiagem. É o caso de Correntina e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que já contam 125 dias consecutivos sem chover. Por outro lado, regiões do Maranhão e do litoral leste, da Bahia até o Rio Grande do Norte, têm registrado chuva frequente nas últimas semanas, embora com baixo volume acumulado.

Leia mais

182 municípios baianos em estado de emergência

Data:08/08/2018
Fonte: Rádio Web Juazeiro –  Jornalistas: Yuri Pastori, Roy Rogers e Miriam Hermes

 

Um total de 182 municípios baianos está em situação de emergência reconhecida pelo governo do estado por causa da seca, e cinco por motivo de enxurradas. No final da semana passada o Diário Oficial do Estado trouxe notícia que pode amenizar a situação difícil enfrentada pelas cidades de Planaltino, no centro-sul, e Itabuna, no sul do estado, que também passaram a integrar a lista de cidades baianas nesta complicada realidade.

Leia mais

Secas se espalham pelo País e 59% das cidades não se previnem contra desastre

Data:09/07/2018
Fonte: Ambiente Brasil

 

Diferentemente do que se costuma imaginar, os episódios de escassez de chuvas não estão restritos ao Nordeste. Pelo contrário, são bem distribuídos por todo o País. Mesmo assim, a maioria dos municípios brasileiros (59%) não apresenta nenhum instrumento voltado à prevenção de desastres naturais e apenas 14,7% tinham no ano passado um plano específico de contingência e/ou prevenção à seca.

Leia mais

Bahia tem emergência reconhecida por causa da seca e chuva

Data:09/07/2018
Fonte: Portal Sul da Bahia

 

Com necessidades de amparo estadual para enfrentar os problemas decorrentes do clima, os municípios de Belmonte e Canudos tiveram reconhecidos pela Defesa Civil os decretos municipais de emergência, por causa da seca e da chuva, respectivamente.

Leia mais

Número de municípios atingidos pela seca cresce 73%

Data:04/07/2018
Fonte: São Bento em Foco

Jornalista: Jandicléia Almeida

A estiagem prolongada colocou 821 municípios em situação de emergência. A falta de chuvas em 10 estados obrigou a Defesa Civil Nacional a distribuir kits de assistência humanitária e água potável, fazer a remoção de famílias em áreas de risco, entre outras ações. A Região Nordeste é a mais castigada. A preocupação da Defesa Civil é com o aumento acelerado de municípios atingidos pela seca. Para se ter dimensão do crescimento, o número de cidades afetadas cresceu 37% em 13 dias. Em 26 de junho, eram 598 municípios.

Leia mais