Notícias

0

Cartinhas do IAV: realize o sonho de uma criança do Sertão!

Você já pensou em realizar o sonho de uma criança e ajudar a espalhar sorrisos pelo Sertão? Entre promessas de ano novo, muitas pessoas incluem em suas metas ajudar ao próximo. Então, que tal ajudar o Instituto Água Viva a transformar a vida de crianças sertanejas? Saiba como!

Realize o sonho de uma criança!

O IAV reuniu cartinhas de crianças carentes do Sertão brasileiro. São vários os pedidos, entre eles o do Marcos Santana de Oliveira, de 9 anos, que sonha em ter uma bicicleta. A Flávia Ramos dos Santos, de 10 anos, pediu uma bota ortopédica para a irmã caçula. Já o Thiago da Silva Rodrigues e o Riquelme Barboza Jesus, que sonham em ser jogadores de futebol, pediram chuteiras.

Assim como o Marcos, a Flávia, o Thiago e o Riquelme, existem muitas outras crianças sertanejas que precisam da sua ajuda. Se você, assim como nós, acredita que elas merecem condições de vida mais dignas, faça sua parte e se torne uma gota viva também!

Conheça as histórias, escolha uma das cartinhas e transforme um sonho em realidade!

0

Dia do Compositor: o papel da música no Sertão

Há composições que atravessaram os tempos e marcaram a vida de muitas pessoas. Outras lembram momentos, sensações, sentimentos e até pessoas e lugares especiais. Neste 15 de janeiro, dia em que é comemorado o Dia do Compositor, o Instituto Água Viva homenageia esses profissionais ressaltando o poder de transformação da música no Sertão brasileiro!

Música que transforma

Além de proporcionar momentos especiais, a música tem um papel muito importante no Sertão: é por meio dela que muitos de sertanejos têm acesso projetos de educação complementar e geração de renda.

A Escola de Música é responsável por impactar o futuro de crianças e jovens por meio da união da música e educação. O projeto, desenvolvido pelo IAV, promove a integração e desenvolvimento social entre os participantes, além da formação acadêmica em si. Durante as aulas nas escolas de música no Sertão, os alunos têm a oportunidade de praticar o conhecimento recebido. No último ano, quase 250 crianças e adolescentes participaram desse projeto!

Outro pilar onde a música atua como transformadora é o de Geração de Renda. A Fábrica de Acordes também transforma a vida de muitos sertanejos, pois, além de aprender, eles desenvolvem produtos cujo faturamento é revertido para os trabalhadores, ajudando a complementar a renda mensal de cada um.

IAV: transformação do Sertão

O IAV atua em quatro pilares no Sertão. Entre eles a Educação Complementar, que proporciona aulas de música para os jovens sertanejos; e a Geração de Renda, fio condutor de projetos como a Fábrica de Acordes. Clique aqui e conheça mais sobre os nossos projetos sociais. Faça parte da transformação do Sertão, doe agora!

0

Ano Novo: seja um agente de transformação!

Nesta época, muitas pessoas já começam a fazer planos e traçar metas para o novo ano que está chegando. Então, que tal se despedir de 2018 e abraçar o ano de 2019 sendo um agente de transformação? O Instituto Água Viva realiza muitas ações no Sertão brasileiro com intuito de transformar e impactar a vida de milhares de crianças, jovens e famílias do semiárido nordestino. Saiba como fazer parte disso!

Prioridades para 2019: empreendedorismo social

O Sertão brasileiro precisa de ajuda: milhares de famílias aguardam para participar das ações sociais em mais de 400 comunidades rurais e quilombolas. São crianças, jovens e adultos que têm as vidas transformadas após passar por projetos como Educação Complementar, Esportes, Saúde e Geração de Renda, do IAV.

Uma das ferramentas que pode ajudar a mudar essa realidade é o empreendedorismo social, que busca resgatar as pessoas de situações de risco social e promover a melhora de sua condição de vida na sociedade, por meio da geração de renda e inclusão.

É por meio do empreendedorismo social que muitas pessoas proporcionam benefícios para a sociedade como um todo, ajudando a quem precisa. Nesse caso, o foco do empreendedorismo não é o lucro, mas sim o altruísmo, a solidariedade e o amor ao próximo.

Como ajudar?

Comece o ano de uma forma diferente: coloque isso em suas prioridades para 2019 e seja um agente de transformações! Você pode apadrinhar uma criança ou um projeto e ajudar a mudar o Sertão. Conheça mais sobre as iniciativas do IAV e saiba como ajudar a mudar a vida de inúmeras famílias sertanejas. O IAV deseja um feliz 2019 a todos!

2

Retrospectiva IAV: saiba tudo o que aconteceu em 2018!

O trabalho do Instituto Água Viva rendeu bons frutos e fortaleceu a transformação do Sertão por meio dos pilares de educação, saúde e geração de renda. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre os projetos do IAV, além de descobrir algumas das vitórias que tivemos em 2018. Confira!

Saúde

Um dos pilares importantes, a Saúde bateu recorde neste ano: foram mais de 12 mil atendimentos médicos e 15 mil procedimentos realizados em 2018. Com apoio de voluntários, a Van Odontológica circulou por diversas localidades do Sertão, a maioria de difícil acesso, para levar tratamento dentário e atendimento médico com consultas gratuitas, para todas as idades. Entre os pacientes, estão pessoas que nunca tiveram acesso a um serviço ou que jamais foram consultados por um profissional da área.

Escola de Esportes

O esporte também foi destaque em 2018 no Sertão: tivemos 1480 alunos em 33 escolinhas de futebol do Instituto Água Viva. A atividade já tem rendidos frutos estimáveis para as crianças e jovens em risco social.

Educação Complementar

O projeto de Educação Complementar oferece para as crianças uma oportunidade de fugir do ócio por meio de escolas de reforço escolar, alfabetização, balé, música e inglês espalhadas pelo Sertão. Neste ano, foram 242 alunos em duas escolas de música, 34 na escolinha de inglês e 274 alunas em quatro escolas de balé. Foi um sucesso!

Geração de Renda

Ao todo, 111 sertanejos encontraram uma oportunidade de emprego e dignidade nas fábricas de camisas, bonés, brinquedos e de instrumentos musicais do projeto de Geração de Renda do IAV.

O ano de 2018 está chegando ao fim, mas ainda temos muito o que fazer pelo Sertão. Saiba como ajudar e mude a realidade de milhares de sertanejos. Doe agora!

1

Balé do IAV: mais de 140 alunas participam de espetáculo em Acauã

O projeto de educação complementar do Instituto Água Viva cresce cada dia mais! Pelo quarto ano consecutivo, as alunas da escola de balé Vida e Dança fizeram uma apresentação especial de fim de ano na comunidade de Acauã, localizada no Piauí. Neste ano, o espetáculo aconteceu no dia 24 de novembro e teve como tema “Ágape – Amor Incondicional”, contando desde a criação do mundo até o primeiro pecado e o nascimento e crucificação de Jesus, sempre evidenciando o amor de Deus pelo homem.

Composto por 14 coreografias e encenações teatrais, o espetáculo contou com a participação de 140 bailarinas, com idade entre 3 e 45 anos, e 10 atores. Além disso, mais de 20 pessoas trabalharam nos bastidores da apresentação cuidando da iluminação, do som e da cenografia.

“Foram meses de dedicação e esforço, e agora a sensação é de dever cumprido. Cerca de 800 pessoas vieram assistir ao espetáculo. A cada ano, o projeto cresce mais. É muito gratificante ter esse retorno”, explica a professora de balé do projeto educação complementar, Clarisse Fonseca.

Educação Complementar

A escola de balé Vida e Dança faz parte do pilar de educação complementar do IAV, que também conta com escolas de reforço escolar, de alfabetização, de música e de inglês espalhadas pelo sertão. Em Acauã, o projeto é comandado pela professora Clarisse Fonseca, que atua no Sertão há quatro anos.

Esse projeto rende bons frutos e muda a vida de várias meninas sertanejas. Além da apresentação de fim de ano, as alunas participam de espetáculos e festivais em outras localidades. Para muitas, é a construção e a realização de um sonho”, completa a professora.

Para que esse projeto tenha continuidade e mude a vida de mais crianças e jovens sertanejas, contamos com seu apoio. Colabore você também!

1

Dia do Voluntário: praticando o amor ao próximo e transformando o Sertão

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado neste dia 5 e nada mais justo do que homenagear as pessoas que ajudam o Instituto Água Viva (IAV) a mudar a realidade do Sertão. São médicos e dentistas voluntários que embarcam para o semiárido nordestino para levar o acesso à saúde para o povo nordestino. Conheça mais sobre esse trabalho!

A importância do trabalho voluntário

O Sertão passa por muitas dificuldades, entre eles o acesso à saúde de qualidade. Desde 2016, o trabalho voluntário de médicos e dentistas tem mudado a realidade dos povoados espalhados pela Bahia, Piauí e Pernambuco. São pessoas carentes que, muitas vezes, não têm a oportunidade de se consultar com um médico ou um dentista.

Com ajuda da Van Odontológica e da Clínica Médica do IAV, eles circulam por diversos locais, a maioria de difícil acesso, para levar tratamento dentário e atendimento médico com consultas gratuitas, para pessoas de todas as idades. Só em 2018, os médicos e dentistas do projeto Fomento à Saúde já atenderam cerca de 18 mil sertanejos.

Como ajudar?

Com a falta de água, saneamento básico e a dificuldade no acesso a materiais básicos de limpeza, os voluntários são primordiais para a melhoria da qualidade de vida dos sertanejos. Sem o trabalho desses profissionais voluntários, as crianças, adultos e idosos do sertão nordestino permanecem em situação de risco social.

Além das consultas odontológicas e médicas, os voluntários levam as doações arrecadadas pelo IAV para os sertanejos. Saiba como ajudar!

Médicos e dentistas: ajude a mudar a realidade do Sertão!

Viva a realidade desse povo e se torne esperança em meio ao sertão! Participe do trabalho voluntário e seja impactado pela mudança social! Para ajudar o IAV a continuar levando sorrisos a todos os sertanejos, clique aqui e contribua!

1

Espalhando sorrisos pelo Sertão: saiba como ajudar!

O povo do sertão passa por muitas dificuldades, entre elas o acesso à água e saúde. Com sede de ajudar as famílias sertanejas, o Instituto Água Viva tem como missão transformar e impactar essa região e ser uma ponte na ressignificação e valorização do povo sertanejo. Para isso, precisamos de sua contribuição para dar continuidade aos pilares de nossa fundação. Saiba como ajudar!

Apadrinhe uma criança

Milhares de crianças estão aguardando para participar das ações sociais em mais de 400 comunidades rurais e quilombolas. Queremos participar da construção de oportunidades de um futuro brilhante para esses pequenos. Mas, para isso, precisamos de padrinhos que contribuam mensalmente com essa causa. Para apadrinhar uma criança, você pode fazer uma doação fixa mensal de R$ 30.

Apadrinhe um projeto

Você também pode ser padrinho de um dos projetos do IAV e ajudar a levar mais qualidade de vida ao Sertão. Toda a renda é revertida para os sertanejos, nós somos apenas uma ponte para gerar trabalho local. Juntos podemos ir mais longe e sermos respostas de amor ao Sertão!

No projeto Educação Complementar você fará parte de uma incrível experiência social, onde 500 crianças e adolescentes têm acesso a atividades como informática, reforço escolar e Ballet. Já no projeto Esportes, você apoiará cerca de 1500 alunos matriculados em 35 escolinhas.

Outra opção é o projeto Geração de Renda, em que você nos ajudará a ampliar as fábricas de roupas, violão, doces, artesanatos e outras ações pontuais de renda nas comunidades. Ao doar para o projeto Fomento à Saúde, você levará mais atendimento odontológico e médico a milhares de sertanejos que nunca tiveram a oportunidade de uma consulta. Por mês, mais de mil pessoas são atendidas, mas, com a sua ajuda, podemos ir muito além!

Seja voluntário

Se você é médico ou dentista, que tal ser voluntário e mudar a vida de milhares sertanejos? Pensando em alcançar mais pessoas e comunidades, estamos recrutando voluntários para o nosso time. Em 2018, foram quase 9 mil atendimentos e mais de 11 mil procedimentos médicos e odontológicos.

Festa solidária

Você sabia que a sua festa pode ser um instrumento de transformação social? Festas de casamento, aniversário e outras celebrações podem se tornar um momento ainda mais grandioso. Coloque no convite uma observação estimulando os convidados a levarem doações no lugar de presentes. As doações podem ser itens como leite em pó, tênis, roupas ou brinquedos que vão ajudar mais de 10 mil sertanejos espalhados por 400 comunidades no Sertão.

Poços de Água

O Sertão vive a pior crise hídrica dos últimos 30 anos. A água consumida em grande parte das comunidades rurais é da chuva, e muitas famílias andam até dois quilômetros para buscar água em pequenos reservatórios onde animais também se banham. Em algumas regiões, a perfuração para encontrar água chega a 100 metros de profundidade e a água é imprópria para beber, ou seja, é salobra, necessitando de um dessalinizador.

Você pode ajudar a mudar essa realidade! Estamos construindo 10 poços de água em localidades do Sertão nordestino. Cada poço artesiano será construído em terreno doado pela comunidade ou comprado pelo IAV e será entregue à base local do projeto social do Instituto para que seja feita a distribuição da água a todos da comunidade de forma organizada e igualitária. A campanha acontece na modalidade de ‘vaquinha online’. O valor começa em R$ 30, ou seja, você pode doar o equivalente a R$ 1 por dia e ajudar a matar a sede de milhares de pessoas.

Seja esperança em meio ao sertão e ajude o IAV a continuar levando sorrisos aos sertanejos!

1

Doação de brinquedos: o fim de ano já bate à porta!

O período natalino desperta, em muitas pessoas, o desejo de ajudar o próximo. No Instituto Água Viva não é diferente! Estamos realizando mais uma vez a Campanha de Doação de Brinquedos para que as crianças sertanejas também aproveitem esse momento do ano. Saiba mais sobre a ação!

Presenteie as crianças do Sertão!

A Campanha de Doação de Brinquedos é voltada para as crianças das comunidades do Sertão apoiadas pelo IAV. Estamos arrecadando brinquedos novos ou usados, desde que estejam em bom estado. As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro.

Onde deixar doações?

As doações podem ser entregues na sede do IAV, localizada no Shopping Montserrat, na Serra (ES). O endereço é: Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162 – Sala 522 – Colina de Laranjeiras – Serra – ES.

Se você for de fora do Espírito Santo e também quiser doar, entre em contato com o IAV por meio do telefone (27) 3080-2198.

IAV no Sertão

Além de campanhas de arrecadação, o Instituto Água Viva promove outros projetos voltados para as crianças sertanejas. Entre eles estão as escolas de esportes, que atendem mais de 1500 alunos, e o projeto de Educação Complementar, onde 500 crianças e adolescentes têm acesso a atividades como informática, reforço escolar e Ballet.

Conheça mais sobre o IAV e ajude a mudar a realidade do Sertão!

0

Objetivos da ONU: como o Instituto Água Viva os coloca em prática!

Erradicar a extrema pobreza e garantir educação de qualidade, fome zero e água potável para todos. Esse são alguns dos objetivos estabelecidos na nova agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU) para os próximos anos. As metas foram definidas em um encontro global e aprovadas, por unanimidade, pelos 193 países membros. O Instituto Água Viva aplica vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em seu dia a dia. Saiba mais!

Erradicação da Pobreza

Para a ONU, erradicar a pobreza é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Esse também é um dos princípios do IAV! Nós ajudamos mais de 10 mil pessoas em uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido. Atuamos nos pilares de saúde, esporte, educação e geração de renda.

Fome Zero

Segundo a ONU, há mais de 500 milhões de pessoas em situação de desnutrição no planeta. Por isso, uma das metas é que, até 2030, os países desenvolvam programas e políticas que possam aumentar a renda de suas famílias. O IAV faz parte disso, promovendo diversos projetos que visam dar oportunidades e aumentar a renda das famílias sertanejas.

Saúde e Bem-Estar

Entre as metas está a garantia de uma saúde de qualidade para todos, abordando a redução da mortalidade neonatal e a erradicação de doenças como o HIV, a tuberculose e a malária, além da conscientização quanto ao uso de álcool e drogas. O IAV conta com atendimentos e procedimentos médicos e odontológicos. Somente neste ano, foram quase 10 mil atendimentos e mais de 11 mil procedimentos no Sertão!

Educação de Qualidade

Assim como o IAV, a ONU tem como de suas metas garantir que a educação seja viável para todos. No semiárido nordestino, o projeto Educação Complementar oferece para as crianças uma oportunidade de fugir do ócio. Temos escolas de reforço escolar, de alfabetização, de balé, de música e de inglês espalhadas pelo sertão.

Água Potável e Saneamento

Você sabia que, segundo a ONU, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial? No Sertão nordestino não é diferente. A água consumida em grande parte das comunidades é da chuva, e muitas famílias andam até dois quilômetros para buscar água em pequenos reservatórios onde animais também se banham. Por isso, o IAV conta com um projeto de construção de 10 poços artesianos em localidades do Sertão, com objetivo de levar mais dignidade às famílias sertanejas.

Trabalho Descente e Crescimento Econômico

Apesar de estarmos no século 21, violações aos direitos trabalhistas ainda são uma realidade. Além disso, o desemprego é crescente, afetando principalmente os jovens sem formação. Para mudar esse cenário, o IAV trabalha com a perspectiva de implantar diversos projetos de geração de renda, como fábricas de camisas, bonés, brinquedos e instrumentos.

Redução das Desigualdades

Quando se fala em reduzir desigualdades, não se trata apenas de promover uma melhor distribuição de renda, mas sim de estreitar laços e gerar oportunidades para todos. Além dos projetos de geração de renda, o IAV promove minicursos para fomentar o crescimento dos indivíduos de comunidades carentes do sertão. Além disso, todas as atividades e projetos do instituto são voltados para todos, sem discriminação de gênero.

Paz, Justiça e Instituições Eficazes

A Nova Agenda Global ainda prevê que os países combatam a corrupção, a impunidade, as práticas abusivas e discriminatórias, a tortura, bem como todas as formas de restrição das liberdades individuais. Esse também é um dos princípios do IAV, que é agente de alteração do cenário social de centenas de famílias sertanejas.

Para continuar mudando esse cenário e dando oportunidades de vida aos sertanejos, precisamos de sua ajuda! Conheça mais sobre nossos projetos e contribua. Contamos com você!

0

Seja Voluntário: Médicos e dentistas ajudam a transformar o sertão!

O povo do sertão passa por muitas dificuldades e o acesso à saúde de qualidade é um deles. Com a falta de saneamento básico e a dificuldade no acesso aos materiais básicos de limpeza, os nossos médicos e dentistas voluntários são primordiais para a melhora na qualidade de vida dessas pessoas.

Continue acompanhando e saiba como participar desse projeto que é um dos pilares do Instituto Água Viva!

Leia mais