Notícias

QUE TAL FAZER O BEM E GERAR IMPACTO SOCIAL COM SEU IMPOSTO DE RENDA?

Sabia que você pode DESTINAR parte do seu imposto de renda a entidades e fundos da infância? Não custa nada e você faz uma grande diferença a centenas de crianças.

O IAV TEM UM BOM PROJETO E COM SUA AJUDA FAREMOS A DIFERENÇA

O Instituto Água Viva trabalha no Sertão Nordestino, uma região que enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 30 anos e é castigada pela falta de oportunidades sociais. O IAV atende mais de 2.300 crianças e adolescentes e 10 mil pessoas em 410 comunidades nos estados da Bahia, Pernambuco e Piauí em extrema pobreza e vulnerabilidade social. Com a sua ajuda você passar a ser uma gota de esperança na vida dessas crianças no projeto ESPORTE MAIS SERTÃO, inscrito no Conselho da Criança do Adolescente -BA. Durante um ano, com a sua contribuição, elas terão acesso alimentação, treino esportivo, acompanhamento escolar e uma nova perspectiva de vida. Nota:Esta é uma maneira simples de transformar uma obrigação, que é o pagamento de imposto, em uma escolha cidadã.

QUEM PODE?

A pessoa física que fizer a declaração no modelo completo. Caso o contribuinte tenha imposto a pagar, a sua destinação será abatida do montante a ser pago. Caso tenha valores a restituir, o valor será somado à sua restituição e corrigido pela taxa Selic até a data da restituição.

QUANDO FAZER?

Até a data da declaração final do IR, 28 de abril/19. Ao preencher sua declaração você pode destinar 3% do imposto devido (a restituir ou a pagar) ao Fundo para Infância e Adolescência-FIA. Ao finalizar a declaração o sistema emitirá um DARF para o FUNDO escolhido, no caso do IAV, será o FIA/CECA-BA.

COMO FUNCIONA?

1. Baixe o IDIRF-2019.Após preenchimento de todos os seus dados, abra a Aba Resumo da Declaração, no campo:”Doações Diretamente na Declaração ECA”, (*foto/exemplo) clique no botão “Novo”, escolha o fundo“Estadual”, selecione a UF “Bahia”. O sistema irá calcular automaticamente o valor que poderá ser destinado no limite de 3%.
2.Pague o DARF até a data limite de 28 de abril/2019. Em seguida envie o comprovante de pagamento para o Instituto Água Viva, com o nome completo e CPF para que o Instituto possa informar ao Fundo -BA o valor a ser repassado ao projeto cadastrado. Endereço eletrônico/recibo: captacao@institutoaguaviva.org.br

*FECRIANÇA: CNPJ 01.580.116/0001-00. (para simples conferência)

O arquivo abaixo contem todas as informações e imagens dos passos acima:

DECLARAÇÃO-IR-2019_DESTINAÇÃO-IAV_-ESPORTE.pdf

6

Por que chove tão pouco no Sertão?

Muito se fala sobre a seca no Nordeste brasileiro. Mas, você sabe por que chove tão pouco no Sertão? O próprio clima da região, que é o semi-árido, tem a falta de chuvas como característica. O Instituto Água Viva listou alguns dos fatores. Continue lendo e saiba mais!

Tempo seco e pouca umidade

Como já falamos, as chuvas escassas são uma característica do clima semi-árido, que predomina no Nordeste. Além disso, a temperatura do mar – que é mais baixa em relação a outras regiões – colabora para a seca. Isso acontece porque, com baixa evaporação oceânica, há menos umidade presente no ar.

Relevo nordestino

A influência do relevo também é uma das causas da escassez de chuvas. O Planalto da Borborema, também chamado de Serra da Borborema, apresenta uma extensão de cerca de 400 km, abrangendo os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A altitude média do Planalto da Borborema é de 500 metros, no entanto, há picos que chegam até 1260 metros. Esse relevo impede a circulação de correntes de ar úmidas do oceano para o interior, ocasionando a falta de chuvas no Sertão.

Falta de rios

A parte mais afetada pela falta de chuvas é o chamado Polígono das Secas, uma área de mais de 1 milhão de km², espalhados pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Nessa região, não há rios abundantes capazes de fornecer umidade para provocar chuvas locais. Além disso, a maioria desses rios são sazonais, ou seja, eles secam em determinadas épocas do ano.

Conheça o Instituto Água Viva!

O povo sertanejo passa por muitas dificuldades. Entre elas, a dificuldade de acesso à água. O Instituto Água Viva atua em quatro pilares no Sertão: saúde, educação, esportes e geração de renda. Conheça mais sobre os nossos projetos e se torne uma gota viva também!

3

Bom de Bola. Bom de Escola: conheça o projeto!

Os projetos do Instituto Água Viva continuam a todo vapor. Com a proximidade do início do ano letivo, é hora de arrecadar sapatos e kits escolares para os alunos das escolas públicas de comunidades rurais do Sertão. Continue lendo e saiba mais sobre o projeto e como colaborar!

Conheça o projeto

A ação social Bom de Bola. Bom de Escola visa ajudar crianças e jovens sertanejos que estão na linha da extrema pobreza e vulnerabilidade social e, infelizmente, não tem a mesma oportunidade que nós. Para isso, o Instituto Água Viva está arrecadando sapatos – tênis, chuteiras e sandálias – novos e usados em bom estado, além de kits escolares.

“O projeto é voltado para as crianças e adolescentes carentes do Sertão. A proposta é que eles sejam bons alunos na escola e também tenham oportunidades como a Escola de Esportes, que conta com escolinhas de futebol, vôlei e basquete no Sertão. Nossa meta é arrecadar cerca de 5 mil pares de sapatos novos ou seminovos”, explica Lucy Lima, da captação e parceria do IAV no Espírito Santo.

Como ajudar?

Se você deseja ser uma gota viva e nos ajudar a levar um caminhão de amor e solidariedade aos sertanejos, entre em contato com o IAV. Contamos com a sua participação e apoio para mudar a realidade do Sertão!

Contatos:

Lucy Lima – (27) 9967-9920

capatacao@institutoaguaviva.org.br

3

Dia do Compositor: o papel da música no Sertão

Há composições que atravessaram os tempos e marcaram a vida de muitas pessoas. Outras lembram momentos, sensações, sentimentos e até pessoas e lugares especiais. Neste 15 de janeiro, dia em que é comemorado o Dia do Compositor, o Instituto Água Viva homenageia esses profissionais ressaltando o poder de transformação da música no Sertão brasileiro!

Música que transforma

Além de proporcionar momentos especiais, a música tem um papel muito importante no Sertão: é por meio dela que muitos de sertanejos têm acesso projetos de educação complementar e geração de renda.

A Escola de Música é responsável por impactar o futuro de crianças e jovens por meio da união da música e educação. O projeto, desenvolvido pelo IAV, promove a integração e desenvolvimento social entre os participantes, além da formação acadêmica em si. Durante as aulas nas escolas de música no Sertão, os alunos têm a oportunidade de praticar o conhecimento recebido. No último ano, quase 250 crianças e adolescentes participaram desse projeto!

Outro pilar onde a música atua como transformadora é o de Geração de Renda. A Fábrica de Acordes também transforma a vida de muitos sertanejos, pois, além de aprender, eles desenvolvem produtos cujo faturamento é revertido para os trabalhadores, ajudando a complementar a renda mensal de cada um.

IAV: transformação do Sertão

O IAV atua em quatro pilares no Sertão. Entre eles a Educação Complementar, que proporciona aulas de música para os jovens sertanejos; e a Geração de Renda, fio condutor de projetos como a Fábrica de Acordes. Clique aqui e conheça mais sobre os nossos projetos sociais. Faça parte da transformação do Sertão, doe agora!

0

Ano Novo: seja um agente de transformação!

Nesta época, muitas pessoas já começam a fazer planos e traçar metas para o novo ano que está chegando. Então, que tal se despedir de 2018 e abraçar o ano de 2019 sendo um agente de transformação? O Instituto Água Viva realiza muitas ações no Sertão brasileiro com intuito de transformar e impactar a vida de milhares de crianças, jovens e famílias do semiárido nordestino. Saiba como fazer parte disso!

Prioridades para 2019: empreendedorismo social

O Sertão brasileiro precisa de ajuda: milhares de famílias aguardam para participar das ações sociais em mais de 400 comunidades rurais e quilombolas. São crianças, jovens e adultos que têm as vidas transformadas após passar por projetos como Educação Complementar, Esportes, Saúde e Geração de Renda, do IAV.

Uma das ferramentas que pode ajudar a mudar essa realidade é o empreendedorismo social, que busca resgatar as pessoas de situações de risco social e promover a melhora de sua condição de vida na sociedade, por meio da geração de renda e inclusão.

É por meio do empreendedorismo social que muitas pessoas proporcionam benefícios para a sociedade como um todo, ajudando a quem precisa. Nesse caso, o foco do empreendedorismo não é o lucro, mas sim o altruísmo, a solidariedade e o amor ao próximo.

Como ajudar?

Comece o ano de uma forma diferente: coloque isso em suas prioridades para 2019 e seja um agente de transformações! Você pode apadrinhar uma criança ou um projeto e ajudar a mudar o Sertão. Conheça mais sobre as iniciativas do IAV e saiba como ajudar a mudar a vida de inúmeras famílias sertanejas. O IAV deseja um feliz 2019 a todos!

2

Retrospectiva IAV: saiba tudo o que aconteceu em 2018!

O trabalho do Instituto Água Viva rendeu bons frutos e fortaleceu a transformação do Sertão por meio dos pilares de educação, saúde e geração de renda. Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre os projetos do IAV, além de descobrir algumas das vitórias que tivemos em 2018. Confira!

Saúde

Um dos pilares importantes, a Saúde bateu recorde neste ano: foram mais de 12 mil atendimentos médicos e 15 mil procedimentos realizados em 2018. Com apoio de voluntários, a Van Odontológica circulou por diversas localidades do Sertão, a maioria de difícil acesso, para levar tratamento dentário e atendimento médico com consultas gratuitas, para todas as idades. Entre os pacientes, estão pessoas que nunca tiveram acesso a um serviço ou que jamais foram consultados por um profissional da área.

Escola de Esportes

O esporte também foi destaque em 2018 no Sertão: tivemos 1480 alunos em 33 escolinhas de futebol do Instituto Água Viva. A atividade já tem rendidos frutos estimáveis para as crianças e jovens em risco social.

Educação Complementar

O projeto de Educação Complementar oferece para as crianças uma oportunidade de fugir do ócio por meio de escolas de reforço escolar, alfabetização, balé, música e inglês espalhadas pelo Sertão. Neste ano, foram 242 alunos em duas escolas de música, 34 na escolinha de inglês e 274 alunas em quatro escolas de balé. Foi um sucesso!

Geração de Renda

Ao todo, 111 sertanejos encontraram uma oportunidade de emprego e dignidade nas fábricas de camisas, bonés, brinquedos e de instrumentos musicais do projeto de Geração de Renda do IAV.

O ano de 2018 está chegando ao fim, mas ainda temos muito o que fazer pelo Sertão. Saiba como ajudar e mude a realidade de milhares de sertanejos. Doe agora!

1

Balé do IAV: mais de 140 alunas participam de espetáculo em Acauã

O projeto de educação complementar do Instituto Água Viva cresce cada dia mais! Pelo quarto ano consecutivo, as alunas da escola de balé Vida e Dança fizeram uma apresentação especial de fim de ano na comunidade de Acauã, localizada no Piauí. Neste ano, o espetáculo aconteceu no dia 24 de novembro e teve como tema “Ágape – Amor Incondicional”, contando desde a criação do mundo até o primeiro pecado e o nascimento e crucificação de Jesus, sempre evidenciando o amor de Deus pelo homem.

Composto por 14 coreografias e encenações teatrais, o espetáculo contou com a participação de 140 bailarinas, com idade entre 3 e 45 anos, e 10 atores. Além disso, mais de 20 pessoas trabalharam nos bastidores da apresentação cuidando da iluminação, do som e da cenografia.

“Foram meses de dedicação e esforço, e agora a sensação é de dever cumprido. Cerca de 800 pessoas vieram assistir ao espetáculo. A cada ano, o projeto cresce mais. É muito gratificante ter esse retorno”, explica a professora de balé do projeto educação complementar, Clarisse Fonseca.

Educação Complementar

A escola de balé Vida e Dança faz parte do pilar de educação complementar do IAV, que também conta com escolas de reforço escolar, de alfabetização, de música e de inglês espalhadas pelo sertão. Em Acauã, o projeto é comandado pela professora Clarisse Fonseca, que atua no Sertão há quatro anos.

Esse projeto rende bons frutos e muda a vida de várias meninas sertanejas. Além da apresentação de fim de ano, as alunas participam de espetáculos e festivais em outras localidades. Para muitas, é a construção e a realização de um sonho”, completa a professora.

Para que esse projeto tenha continuidade e mude a vida de mais crianças e jovens sertanejas, contamos com seu apoio. Colabore você também!

1

Dia do Voluntário: praticando o amor ao próximo e transformando o Sertão

O Dia Internacional do Voluntário é comemorado neste dia 5 e nada mais justo do que homenagear as pessoas que ajudam o Instituto Água Viva (IAV) a mudar a realidade do Sertão. São médicos e dentistas voluntários que embarcam para o semiárido nordestino para levar o acesso à saúde para o povo nordestino. Conheça mais sobre esse trabalho!

A importância do trabalho voluntário

O Sertão passa por muitas dificuldades, entre eles o acesso à saúde de qualidade. Desde 2016, o trabalho voluntário de médicos e dentistas tem mudado a realidade dos povoados espalhados pela Bahia, Piauí e Pernambuco. São pessoas carentes que, muitas vezes, não têm a oportunidade de se consultar com um médico ou um dentista.

Com ajuda da Van Odontológica e da Clínica Médica do IAV, eles circulam por diversos locais, a maioria de difícil acesso, para levar tratamento dentário e atendimento médico com consultas gratuitas, para pessoas de todas as idades. Só em 2018, os médicos e dentistas do projeto Fomento à Saúde já atenderam cerca de 18 mil sertanejos.

Como ajudar?

Com a falta de água, saneamento básico e a dificuldade no acesso a materiais básicos de limpeza, os voluntários são primordiais para a melhoria da qualidade de vida dos sertanejos. Sem o trabalho desses profissionais voluntários, as crianças, adultos e idosos do sertão nordestino permanecem em situação de risco social.

Além das consultas odontológicas e médicas, os voluntários levam as doações arrecadadas pelo IAV para os sertanejos. Saiba como ajudar!

Médicos e dentistas: ajude a mudar a realidade do Sertão!

Viva a realidade desse povo e se torne esperança em meio ao sertão! Participe do trabalho voluntário e seja impactado pela mudança social! Para ajudar o IAV a continuar levando sorrisos a todos os sertanejos, clique aqui e contribua!

1

Espalhando sorrisos pelo Sertão: saiba como ajudar!

O povo do sertão passa por muitas dificuldades, entre elas o acesso à água e saúde. Com sede de ajudar as famílias sertanejas, o Instituto Água Viva tem como missão transformar e impactar essa região e ser uma ponte na ressignificação e valorização do povo sertanejo. Para isso, precisamos de sua contribuição para dar continuidade aos pilares de nossa fundação. Saiba como ajudar!

Apadrinhe uma criança

Milhares de crianças estão aguardando para participar das ações sociais em mais de 400 comunidades rurais e quilombolas. Queremos participar da construção de oportunidades de um futuro brilhante para esses pequenos. Mas, para isso, precisamos de padrinhos que contribuam mensalmente com essa causa. Para apadrinhar uma criança, você pode fazer uma doação fixa mensal de R$ 30.

Apadrinhe um projeto

Você também pode ser padrinho de um dos projetos do IAV e ajudar a levar mais qualidade de vida ao Sertão. Toda a renda é revertida para os sertanejos, nós somos apenas uma ponte para gerar trabalho local. Juntos podemos ir mais longe e sermos respostas de amor ao Sertão!

No projeto Educação Complementar você fará parte de uma incrível experiência social, onde 500 crianças e adolescentes têm acesso a atividades como informática, reforço escolar e Ballet. Já no projeto Esportes, você apoiará cerca de 1500 alunos matriculados em 35 escolinhas.

Outra opção é o projeto Geração de Renda, em que você nos ajudará a ampliar as fábricas de roupas, violão, doces, artesanatos e outras ações pontuais de renda nas comunidades. Ao doar para o projeto Fomento à Saúde, você levará mais atendimento odontológico e médico a milhares de sertanejos que nunca tiveram a oportunidade de uma consulta. Por mês, mais de mil pessoas são atendidas, mas, com a sua ajuda, podemos ir muito além!

Seja voluntário

Se você é médico ou dentista, que tal ser voluntário e mudar a vida de milhares sertanejos? Pensando em alcançar mais pessoas e comunidades, estamos recrutando voluntários para o nosso time. Em 2018, foram quase 9 mil atendimentos e mais de 11 mil procedimentos médicos e odontológicos.

Festa solidária

Você sabia que a sua festa pode ser um instrumento de transformação social? Festas de casamento, aniversário e outras celebrações podem se tornar um momento ainda mais grandioso. Coloque no convite uma observação estimulando os convidados a levarem doações no lugar de presentes. As doações podem ser itens como leite em pó, tênis, roupas ou brinquedos que vão ajudar mais de 10 mil sertanejos espalhados por 400 comunidades no Sertão.

Poços de Água

O Sertão vive a pior crise hídrica dos últimos 30 anos. A água consumida em grande parte das comunidades rurais é da chuva, e muitas famílias andam até dois quilômetros para buscar água em pequenos reservatórios onde animais também se banham. Em algumas regiões, a perfuração para encontrar água chega a 100 metros de profundidade e a água é imprópria para beber, ou seja, é salobra, necessitando de um dessalinizador.

Você pode ajudar a mudar essa realidade! Estamos construindo 10 poços de água em localidades do Sertão nordestino. Cada poço artesiano será construído em terreno doado pela comunidade ou comprado pelo IAV e será entregue à base local do projeto social do Instituto para que seja feita a distribuição da água a todos da comunidade de forma organizada e igualitária. A campanha acontece na modalidade de ‘vaquinha online’. O valor começa em R$ 30, ou seja, você pode doar o equivalente a R$ 1 por dia e ajudar a matar a sede de milhares de pessoas.

Seja esperança em meio ao sertão e ajude o IAV a continuar levando sorrisos aos sertanejos!

1

Doação de brinquedos: o fim de ano já bate à porta!

O período natalino desperta, em muitas pessoas, o desejo de ajudar o próximo. No Instituto Água Viva não é diferente! Estamos realizando mais uma vez a Campanha de Doação de Brinquedos para que as crianças sertanejas também aproveitem esse momento do ano. Saiba mais sobre a ação!

Presenteie as crianças do Sertão!

A Campanha de Doação de Brinquedos é voltada para as crianças das comunidades do Sertão apoiadas pelo IAV. Estamos arrecadando brinquedos novos ou usados, desde que estejam em bom estado. As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro.

Onde deixar doações?

As doações podem ser entregues na sede do IAV, localizada no Shopping Montserrat, na Serra (ES). O endereço é: Avenida Eldes Scherrer Souza, 2162 – Sala 522 – Colina de Laranjeiras – Serra – ES.

Se você for de fora do Espírito Santo e também quiser doar, entre em contato com o IAV por meio do telefone (27) 3080-2198.

IAV no Sertão

Além de campanhas de arrecadação, o Instituto Água Viva promove outros projetos voltados para as crianças sertanejas. Entre eles estão as escolas de esportes, que atendem mais de 1500 alunos, e o projeto de Educação Complementar, onde 500 crianças e adolescentes têm acesso a atividades como informática, reforço escolar e Ballet.

Conheça mais sobre o IAV e ajude a mudar a realidade do Sertão!