Perguntas Frequentes - Instituto Água Viva

Gostaria de participar, o que devo fazer?

Acesse nossa página “SEJA VOLUNTÁRIO” e realize seu cadastro. Assim que as oportunidades relativas ao seu perfil surgirem, prontamente faremos contato.

Como posso ser um parceiro e ajudar a financiar as ações do IAV?

Você pode fazer suas doações depositando recursos na conta bancária divulgada no link “DOE AGORA” do nosso site. Após realizar o deposito, envie para gente o comprovante e nos informe qual é o destino da sua oferta.

Em que áreas o IAV atua? Que tipos de ações desenvolve?

O IAV atua no sertão nordestino dos Estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. As ações do IAV estão focadas em ações sociais e estruturadas em 4 pilares a saber: Saúde, Esportes, Educação Complementar e Geração de Renda.

Como é realizado o trabalho do IAV?

Nosso trabalho está estruturado sob 4 pilares:

– Pilar de Saúde – VAN’s itinerantes que realizam atendimentos médicos e odontológicos no semiárido nordestino;

– Pilar de Esporte – Escolas de Futebol;

– Pilar de Educação Complementar – Escolas de Música, Ballet, Informática, Inglês, Teatro;

– Pilar de Geração de Renda – Micro-fábricas de Bonés, Camisas e Chinelos, Luthieria, Artesanato em Madeira e Couro, Hidroponia e Plantações.

O IAV é uma ONG?

Não. O IAV é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) .

O que é uma OSCIP?

Regulada pela legislação brasileira, a definição de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é fruto da Lei Federal 9.790, de março de 1999, que institui uma qualificação aplicável a pessoas jurídicas de direito privado sem fins econômicos (ou seja, associações ou fundações). Tal lei exige uma série de disposições estatutárias e organizacionais para que uma instituição possa ser qualificada como OSCIP. Mais do que isso, a lei institui o Termo de Parceria entre o poder público e as instituições da sociedade civil, sendo o Ministério da Justiça o órgão que avalia, reconhece e expede o certificado de OSCIP. Este aval é uma condição prévia para que a organização tenha acesso aos recursos públicos, de acordo com o Termo de Parceria. Possibilita, também, oferecer dedução fiscal das doações das empresas que a patrocinam e que sejam administradas por profissionais remunerados.

O que é uma ONG?

ONG – significa “organização não governamental”. São instituições privadas, sem fins lucrativos, com características nítidas na ideia do “privado com funções públicas”.