Dobro de impacto com a segunda van do IAV - Instituto Água Viva

4

Dobrou o número de sertanejos que têm sido impactados por projetos de fomento à saúde do Instituto Água Viva desde que a segunda van do IAV entrou em ação. As consultas são realizadas por médicos de todo o Nordeste e começaram a ser executadas em junho. Continue lendo e saiba mais sobre a segunda Van do IAV!

Segunda van do IAV: mapa de atendimento

As vans do IAV começaram as atividades a partir do dia nove de junho, no município baiano de São Félix do Coribe. Desde então, elas têm se distribuído por outras cidades nordestinas como Casa Nova e Juazeiro.

Quem são os médicos das vans de atendimento do IAV

Os atendimentos oferecidos em cada van do IAV são efetuados por médicos da própria região em que as consultas são realizadas. O processo funciona assim: a equipe do IAV entra em contato com as Secretarias de Saúde dos locais de atendimento e os médicos que se voluntariam são escalados para trabalhar nas comunidades rurais nordestinas.

Van do IAV: números de consultas

Em média, cada van do IAV realiza 20 atendimentos em cada localidade. São realizados desde procedimentos odontológicos a diagnósticos em clínica geral de acordo com a disponibilidade dos médicos da região.

No primeiro semestre, enquanto ainda existia uma van do IAV, foram realizados 3.430 atendimentos em todo o Nordeste. O maior número de consultas foi efetuado em janeiro, equivalendo à quantidade de atendimentos de dois meses.

Fomento à saúde com a Van do IAV

A van da IAV permite que mais comunidades rurais sertanejas recebam atendimento médico com uma estrutura adequada. Para o organizador das vans, Leslie Schumacher, a gratidão dos nordestinos é muito marcante. “As pessoas ficam muito gratas. Alguns pacientes nunca tinham recebido nenhum tratamento, como foi com um senhor de 60 anos que fez a primeira consulta odontológica com a van do IAV”, explica.

Esse é um dos projetos do IAV! Para que mais sertanejos sejam beneficiados, nós contamos com sua ajuda. Faça uma doação!