“A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível.” A frase do escritor Lewis Carroll, no livro Alice no País das Maravilhas, representa bem o objetivo da Feira das Profissões, que aconteceu no mês de junho nas bases do Instituto Água Viva (IAV) no Sertão.
Essa foi a primeira edição da programação que envolveu 2.687 alunos em 29 bases do IAV. Os alunos foram incentivados, de forma coletiva, a pensar como será a vida deles no futuro.
Crianças e adolescentes participantes das aulas de educação complementar conheceram como é o dia a dia de diversos profissionais dentro do Projeto Sonhos – Profissões, que teve por objetivo resgatar e desenvolver nos alunos a importância de acreditar nos próprios sonhos e pensar de que maneira eles podem ser alcançados.
O projeto começou após a observação da mentora educacional Shoraia Ramos, juntamente com seu time de educadores sociais, ao perceberem que muitas das crianças não conheciam a diversidade de profissões existentes. Foi então que estes profissionais decidiram criar maneiras para tornar essas profissões visíveis e palpáveis pra cada criança. Por meio de atividades lúdicas, elas compartilharam seus sonhos individuais de várias formas como: desenhos, vídeos, contação de histórias e expressão oral.
Em seguida, as crianças foram visitadas por vários profissionais, que tiraram suas dúvidas sobre a profissões que mais lhe chamou atenção. Policiais, dentistas, bombeiros e outros trabalhadores contaram como é a rotina e alegraram o dia de crianças e adolescentes, ajudando a imaginação deles a ir ainda mais longe quanto à sua futura vida profissional.
“A Feira das Profissões é o ápice de todo um trabalho feito com crianças e adolescentes sertanejos, na busca por apresentar uma realidade pouco visualizada por eles, e consequentemente pouco sonhada. Com a presença de profissionais de diversas áreas, dedicando seu tempo para palestrar às crianças, diversas profissões foram apresentadas para elas. Certamente novos sonhos nasceram no coração de muitas. Temos a plena certeza de que o futuro reserva para estas crianças coisas muito especiais que serão alcançadas por meio dos estudos e dedicação”, afirmou Edgard Garcia, gerente do Pilar de Educação Complementar do IAV.
A partir dessa experiência, os alunos e pais entenderam que um sonho é apenas um desejo até o momento que você começa a atuar sobre ele e transformar em uma meta. O Instituto Água Viva acredita que incentivar a educação e os sonhos de uma criança é uma forma de plantar uma semente que pode dar frutos positivos no futuro. O desafio é permitir que essa travessia entre sonhar, projetar e realizar se cumpra de forma saudável e construtiva, de preferência também de maneira divertida.
“Temos a certeza que o ensino tem a importante tarefa de orientar os alunos, de guiá-los e ajudá-los a transformar seus sonhos em metas e, se possível, em realidade, em projetos a serem realizados no decorrer de toda a vida, com serenidade e com satisfação, mas sabendo também lidar de forma positiva com uma possível decepção”, finalizou Shoraia Ramos, pedagoga do IAV.
Comments