Grupo de convivência com idosos


O aumento da expectativa de vida dos idosos Brasileiros e, consequentemente o aumento

populacional dos mesmos no País, ganharam um enforque especial nestas últimas décadas e,

diante disso, várias questões começaram a ser pontuadas principalmente no que diz respeito á proteção aos idosos. Atualmente no Brasil, a pessoa idosa conta com uma série de

mecanismos de defesa e garantia de diretos, todos pensados na perspectiva do pleno exercício da cidadania e seus desdobramentos na qualidade de vida.

Pensando nisso o IAV - Instituto Água Viva, através da base de Aguada Nova – Lapão/ Bahia,

agregou em suas muitas ações no ano de 2020, o grupo de Convivência com atividades

afirmativas para pessoas idosas.


O mesmo é direcionado á 40 pessoas e tem como objetivo, diminuir os efeitos deletérios provocados pelo isolamento comuns nesta faixa etária, em sua dinâmica, o projeto conta com a presença semanal dos idosos em suas instalações, onde são beneficiados com ações

socioeducativas, informativas, de capacitação e inclusão social. Sendo o trabalho dos técnicos, Assistente Social, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Psicopedagogo o aporte para o pleno exercício da cidadania deste grupo.

As atividades com o grupo tiveram início no dia: 30/11/2020 e, neste último dia: 07 de

dezembro de 2020, ocorreu o primeiro atendimento avaliativo com as profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional, tendo em vista, a identificação de dores e ou doenças relacionada á estrutura óssea e muscular que, limitem os movimentos e dificultem a realização das tarefas do dia-a-dia.