Alunas de projeto social aprovados no ENEM para a UNEB

O projeto social de reforço escolar foi protagonista, mais uma vez, pela aprovação de 02 alunas no ENEM de 2024 para os cursos de pedagogia e fisioterapia, para UNEB (Faculdade Federal da Bahia), na cidade baiana de Guanambi, que fica a 700km de Salvador.
Em apenas um ano de projeto na região, o Instituto Água Viva levou oportunidade de acesso à educação não formal - reforço escolar, no contraturno escolar. Na primeira turma de 10 adolescentes que queriam cursar o Enem, 03 delas tiveram notas excelentes em redação, com 920 – 900- 820, o que deu uma ótima nota de corte para as aprovações.
A mentora por trás das alunas é Rafaela de Carvalho Azevedo, de 29 anos, pedagoga com mestrado em Intervenção Educativa e Social pela UNEB, que abandonou o emprego formal em uma escola particular da região, para se dedicar ao sonho de trabalhar em um projeto social para ensinar a alunos em situação de risco e vulnerabilidades sociais.
“Eu realizei um sonho unindo a arte de ensinar português em um projeto social. Quando pedi demissão meus colegas disseram que eu estava cometendo um erro – e os resultados provaram que eu estava certa, e faria tudo de novo”, comemora Rafaela.
A aluna Tayana Stephane, 18 anos, 900 pontos, passou para pedagogia na UNEB, um sonho que tinha desde muito nova e sempre contou com apoio dos pais. Com as dificuldades financeiras das famílias, além dos estudos regulares, participava do menor aprendiz e não faltava às aulas de reforço no projeto. “Quero levar para minha vida o que tive a oportunidade de aprender aqui no projeto, ainda vou voltar e ajudar outras adolescentes”, contou à sua mentora.
Já a aluna Maria Luiza, 18 anos, tirou nota 920 em redação e alcançou média para cursar Administração e Fisioterapia na UNEB, mas preferiu não cursar a faculdade e tentar mais uma vez para Medicina, que é a sua paixão. “Ela é uma menina muito esforçada, passa por lutas com sua mãezinha em tratamento de saúde, ajuda em tudo e ainda levanta uns ‘bicos’ para ajudar nas finanças em casa, e com certeza ela vai conseguir porque é muito obstinada”, revela a professora Rafaela.
No projeto social, as adolescentes também participaram das aulas de música e Jiu-Jitsu, oferecidas no contraturno escolar.
10 ANOS, MUITAS CONQUISTAS
Em julho, o Instituto Água Viva comemora10 anos com números expressivos em atendimento a crianças e adolescentes. Presente em 04 estados: Bahia – Pernambuco – Piauí e Paraíba, atende mais de 7.600 crianças no contraturno escolar no Pilar de Educação, nas modalidades de reforço escolar, dança/ballet, Inclusão digital e musicalização. Na modalidade de reforço escolar o aproveitamento dos alunos em todos os projetos é de 100% de aprendizado com melhoras em todas as notas escolares, e com 0% de evasão escolar.
Esses números reforçam a missão do Instituto Água Viva de levar desenvolvimento e oportunidades para a família sertaneja.
**Segundo o MEC, apenas 12 redações alcançaram a nota 1000 em redação, em todo país. (CNN)
Parabéns às aulas de Guanambi-BA!
Comments