Parceria do Instituto Água Viva (IAV) e Joni&Friends entrega 20 cadeiras de rodas para o povo se

O Instituto Água Viva (IAV) se juntou a uma organização americana, Joni&Friends, para levar mais dignidade e valorizar a população sertaneja. A parceria ainda inclui a Primeira Igreja Batista de Cafarnaum, na Bahia, e tem o objetivo de fornecer mobilidade, esperança e dignidade às pessoas da região.

Durante um evento especial que acontece até o dia 31 de agosto, serão entregues vinte cadeiras de rodas para atender pessoas com deficiência, além de oferecer atendimento médico e odontológico.

Joni&Friends é um organização americana que atua há 40 anos, com a missão de apresentar a esperança do Evangelho a pessoas afetadas por deficiências por meio de programas e campanhas em todo o mundo. O grupo mobiliza organizações sociais, igrejas e pessoas, e treina e orienta pessoas com deficiência para exercer seus dons de liderança e serviço em suas igrejas e comunidades.

Há cinco meses, essa parceria fez um levantamento das pessoas da região que possuem dificuldades de mobilidade e acessibilidade. O estudo é coordenado por uma fisioterapeuta especializada que trata cada caso individualmente, já que as cadeiras devem ser adequadas à situação de dificuldade de mobilidade de cada pessoa.

A profissional, além de obter informações em relação a pesos e medidas, busca entender os problemas específicos de mobilidade, como eles podem ser tratados e qual a adequação necessária a ser realizada na cadeira de rodas.

No dia do evento realizado em Cafarnaum, junto com a fisioterapeuta, haverá também um mecânico que fará os últimos ajustes necessários para que a cadeira de rodas seja reparada e entregue conforme a necessidade de cada pessoa.

Além disso, as vans do Instituto Água Viva, que são verdadeiras clínicas, vão estar à disposição de quem precisar delas. Os veículos possuem consultórios médico e odontológico. Os dentistas e médicos voluntários vão atender o máximo de pacientes durante todo o dia.

Já está confirmado um novo evento com a mesma parceria para o próximo ano, quando serão entregues outras 200 cadeiras de rodas.