A piscicultura se trata da criação de peixes, principalmente de água doce, em represas, lagos, tanques e açudes. Hoje, essa atividade é praticada em Casa Nova, um dos municípios do sertão, e gera renda por meio da comercialização dos pescados para muitas famílias sertanejas. Continue lendo este post e saiba mais sobre essa prática.
Como funciona a piscicultura em Casa Nova?
A piscicultura proporciona peixes de boa qualidade para o consumo humano, devido aos cuidados com a alimentação e controle do crescimento deles. Além disso, é uma fonte de renda no sertão, já que esses animais se reproduzem mais rápido do que outros.
Atualmente, no sertão é escavado um tanque, medindo 7x20m e 3,90m de profundidade; com a criação de tilápia, surubim e carpa, de acordo com Éder, que é líder da base de Casa Nova. “Essa atividade gera renda extra ou sustento integral para pessoas que não possuem nenhuma fonte de receita”, explica.
A importância do projeto de Piscicultura para a comunidade
Éder ainda conta que no sertão essa prática beneficia mais de 80 famílias com a doação dos peixes, e mais de 30 famílias compram para revender. Podemos perceber que os frutos desta atividade já estão sendo colhidos pelos sertanejos, que muitas vezes não tinham perspectiva de futuro, e hoje conseguem ajudar suas famílias.
Reflexos da piscicultura
Entre os 73.400 sertanejos em Casa Nova, poder ajudar cerca de 110 famílias com a piscicultura já é algo que pelo qual somos muito gratos. Sabemos que nada se compara a alegria de poder ajudar aos sertanejos e ver famílias sendo beneficiadas com os nossos projetos sociais.
Comments