Projeto de aplicações agrícolas em Casa Nova

Vemos a seca do sertão nordestino retratada na ficção e nos jornais com frequência. Mesmo que pareça distante na televisão, essa é realidade de muitas famílias e agricultores do Nordeste, que perdem tudo que têm durante os períodos de seca. No entanto, hoje já existem tecnologias para contornar esse problema e auxiliar a agricultura em locais com escassez de água.


O projeto de aplicações agrícolas do Instituto Água Viva na base social da Chapada do Avelar, no município de Casa Nova, está explorando três tecnologias de plantação como base de replicação tecnológica social agrícola: a hidroponia, a irrigação por gotejamento suspenso e a irrigação por gotejamento direto. Saiba mais!

agricultura-no-sertao

Hidroponia

Na hidroponia, os vegetais são cultivados em estufa, sem solo. Os minerais essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas são fornecidos através de uma solução nutritiva, feita especialmente para a planta, que fornece a medida exata e constantemente todos os nutrientes que os vegetais precisam. Em um ambiente de solo árido, como é o sertão, essa é uma excelente alternativa.

Irrigação por gotejamento

O sistema de irrigação por gotejamento, pode ser feito de modo suspenso ou direto. O método é de baixo custo, autossuficiente e simples de fazer. No gotejamento suspenso, a água é aplicada de forma pontual na superfície do solo. Os gotejadores, geralmente, são instalados sobre a linha da plantação e podem até ser feitos com garrafa pet. Já no gotejamento direto, os gotejadores são instalados na própria linha onde os vegetais estão plantados.

IAV plantando esperança

A plantação do IAV em Casa Nova produz mais de 3.900 pés de alface a cada 20 dias. Além disso, conta com um espaço que funciona como horta comunitária, na qual oito famílias têm canteiros próprios, onde plantam beterraba, coentro e cenoura de forma orgânica, trocando os alimentos entre si para todos aproveitarem.

Saiba mais sobre os projetos sociais do IAV e participe da transformação de vida das famílias sertanejas!

#IAV #projetosocial #geraçãoderenda #InstitutoÁguaViva #projetosagrícolas #plantação

Posts recentes

Ver tudo