O Instituto Água Viva, em parceria com o Fundo da Infância e Adolescência do Estado da Bahia, tem o orgulho de apresentar o projeto Esporte Mais Sertão, uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento humano e social por meio do esporte. Com um investimento total de R$ 750.694,00 e um período de execução que abrange de julho de 2022 a junho de 2024, o projeto tem como objetivo beneficiar 1.000 alunos, crianças e adolescentes com idade entre 05 a 17 anos, em quatro municípios estratégicos da Bahia: Morpará, Miguel Calmon, Boninal e América Dourada.
O Termo de Fomento Nº002/2022 é a base que sustenta essa iniciativa, permitindo que recursos adequados sejam direcionados para garantir a realização plena do projeto. Esses recursos são essenciais para proporcionar estabilidade na oferta dos serviços, assegurando que os alunos tenham acesso ao suporte necessário para participar das atividades esportivas e extrapolar os benefícios esperados.
Felipe Abreu, gerente do pilar de esportes do Instituto Água Viva, destaca a importância desse aporte financeiro para o sucesso do projeto: "Com essa parceria, conseguimos alcançar mais alunos e oferecer o suporte necessário para executar o projeto com excelência. Em regiões como América Dourada, Boninal, Miguel Calmon e Morpará, onde a população muitas vezes não têm acesso a programas sociais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Esporte Mais Sertão se torna uma oportunidade única para essas comunidades. A maioria dos alunos vêm de famílias de baixa renda, onde o programa Bolsa Família, muitas vezes, é a principal fonte de renda. Com o projeto, eles têm acesso a um esporte de qualidade, além de valores como compromisso e convívio familiar e comunitário."
O projeto vai além de simples treinos esportivos. Ele tem como missão transformar vidas, oferecendo atividades físicas e promovendo valores como trabalho em equipe, respeito mútuo e superação de desafios. Ao integrar o esporte à vida desses jovens, o Esporte Mais Sertão busca desenvolver habilidades atléticas e ainda fortalecer o tecido social dessas comunidades, contribuindo para um futuro mais promissor para todos os envolvidos.
Uma das grandes integrações desse projeto, foram os jogos da amizade, um torneio envolvendo pais e irmãos mais velhos, promovendo convivência de vínculos afetivos familiares, aproximando pais e filhos em atividades recreativas.
O Instituto Água Viva e o Fundo da Infância e Adolescência do Estado da Bahia, reafirmam o compromisso de continuar investindo em projetos como o Esporte Mais Sertão, reconhecendo o potencial transformador do esporte na vida de crianças e adolescentes, e a importância de oferecer oportunidades igualitárias para todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica.
Juntos, estamos construindo um futuro melhor, onde o esporte não é apenas um passatempo, mas sim uma ferramenta poderosa de inclusão social e desenvolvimento humano.
Trabalhamos para uma escola de esporte para a vida!
Comments