top of page

Projeto Férias Solidárias, do Instituto Água Viva, impacta a vida dos participantes


Foram sete dias, três estados, passando por seis povoados. Esse foi o roteiro do Férias Solidárias. O projeto, que é realizado pelo Instituto Água Viva (IAV), em parceria com colaboradores voluntários das empresas Fortlev, Fortlev Solar e Fortled que doaram parte do seu período de descanso para atuarem em ações sociais e educativas promovidas no Sertão Nordestino. Foram dias que impactaram a vida de quem passou pela experiência.

Quinze funcionários participaram da programação, que chegou à sua terceira edição, que aconteceu entre os dias 4 e 10 de junho nas cidades Acauã (PI), Afrânio (PE) e Casa Nova (BA), realizando atividades junto com os beneficiados pelos projetos sociais desenvolvidos entre os sertanejos. Foram visitados os povoados de Batemaré (Acauã), Ninho do Pato (Acauã), Araçá (Afrânio), Caveira (Afrânio), Chapada do Avelar (Casa Nova) e Lagoa do Angico (Casa Nova).


Maria Lúcia Raimundo do Couto Jacob, assistente de faturamento da Fortled, conta que, no Sertão, viveu dias que ficarão marcados em sua vida. “Tudo me impressionou, mas alguns momentos ficaram mais marcados. Um dos casos foi a história da dona Maria, que conseguiu adquirir os equipamentos da padaria, por meio do projeto de geração de rende, e hoje reformou sua casa e até comprou um carro. No pilar do esporte ficará marcada a experiência da mãe do Benjamin, que é autista. Ela deu um testemunho lindo dizendo que a vida do filho melhorou muito através do jiu-jitsu. Eu achava que fazia o suficiente, mas senti que preciso melhorar muito depois da experiência que tive com eles”, relatou.


Para as empresas, a experiência de levar funcionários para esse período de Férias Solidárias também é muito gratificante. “Em relação a programação, eu achei tudo super organizado. Nós fizemos algumas reuniões com em conjunto com as empresas, para tomadas de decisões, tirar dúvidas e também esclarecer o propósito da viagem. Pudemos ver um resultado positivo, a nossa colaboradora voltou mais motivada, animada e mais feliz por ter feito parte desse projeto”, detalhou Júlia Jordaim Nippes, analista de Marketing da Forteled.


Outras edições


Na segunda edição do projeto, os participantes visitaram as bases de trabalho do Instituto Água Viva que ficam nas cidades de Boninal, América Dourada e Lapão, em setembro de 2022. Na primeira edição do projeto, realizada em abril de 2022, os voluntários fizeram a entrega social em uma Fábrica de Sonhos, onde funciona uma padaria e uma fabricação de chinelos, no povoado de Marruá, em Juazeiro. Também fizeram o plantio de uma horta comunitária e visitaram projetos do IAV da região do Semiárido.

Durante a semana de Férias Solidárias, os voluntários participam ativamente de uma experiência ímpar, colaborando para a melhoria de projetos e espaços que fazem a diferença na vida de muitos sertanejos. Para se preparar, antes da viagem os voluntários participam de uma aula onde todos os selecionados estão conectados desde o seu Estado de origem juntamente com o Instituto Água Viva e parceiros locais.

Comments


bottom of page