top of page

SERTÃO CULTURAL RICO EM DIVERSIDADES CULTURAIS

"Sertão Cultural" é um projeto iniciado no segundo trimestre de 2024, destinado a 4.000 crianças e adolescentes de baixa renda, com o objetivo principal de inclusão cultural e de fomentar o desenvolvimento artístico em 15 municípios dos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba. O objetivo principal é introduzir atividades artísticas e educacionais, focadas em música e dança, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender música instrumental, participar de corais e praticar ballet.

 

O projeto visa não apenas afastar os jovens de situações de risco, mas também promover a valorização humana. Além disso, o "Sertão Cultural" atuará como um promotor de boas práticas e disseminação de valores como moral, ética, cidadania e convivência social. As atividades serão realizadas em áreas do Sertão Nordestino com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) ou com dificuldades significativas de acesso a atividades culturais.

 

Durante o período de 12 meses, as crianças e adolescentes participarão de atividades extracurriculares, no contraturno escolar, como dança/ballet, música e contação de histórias. Essas atividades são mais do que reforço escolar, pois integram rodas de leitura, teatro, confecção de material didático e diversas representações artísticas, que juntas elevam o poder de aprendizado.

 

Na dança, mais de 1.200 alunas participam ativamente de aulas de ballet clássico e contemporâneo, com participações em festivais nacionais e apresentações artísticas locais em datas comemorativas, sendo uma atividade cultural que envolve e beneficia toda a comunidade.

 

O projeto foi aprovado na Lei ROUANET, Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com o apoio de empresas de Lucro Real, que destinam parte do seu Imposto de Renda para incentivar o desenvolvimento da cultura. Entre as parceiras do IAV estão: Brasil Fibras, EPIX Engenharia, TimeNow Gestão de Obras, Euroamerican do Brasil, Perfilados Rio Doce e RDG Ações do Brasil, Extrafruti, Novaforma Química e as empresas do Grupo Forlev.

 

Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto recebe apoio do PRONAC. Em 2023, os espetáculos foram considerados pelas famílias, professores, moradores em geral e autoridades públicas locais como as melhores atrações da cidade.

 

O projeto tem como objetivos oferecer cursos de música instrumental e canto coral, cursos de ballet e contação de histórias, com formação inicial e continuada, resultando na montagem de apresentações artísticas de música instrumental e canto. Além disso, visa criar hábitos de participação em atividades artísticas em todos os recantos do sertão, valorizar a cultura nacional em suas várias matrizes e formas de expressão, e estimular a expressão cultural dos diferentes grupos e comunidades que compõem a sociedade brasileira, ampliando o acesso da população à produção dos bens culturais.

Comments


bottom of page