UMA COMUNIDADE REVITALIZADA PELA ÁGUA

Atualizado: há 6 dias

Depois de 6 meses de implantação do projeto da adutora de Junco - BA, comunidade celebra a chegada da água até à porta de casa.



A comunidade de Junco, localiza-se no município de Casa Nova/BA, banhada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, viveu mais de 5 anos sem água até novembro de 2020, quando o Instituto Água Viva construiu a adutora levando água da barragem de Sobradinho até o centro da comunidade, cerca de 6km de tubulações, e de lá a agua está chegando a 120 casas.


Desde que a água chegou, o verde também chegou. A terra é boa, muito boa. E plantando, tudo dá! Só faltava água. São muitos os testemunhos dos moradores relatando a mudança de vida, são sonhos realizados, são vidas transformadas.



Feijão, mandioca, milho, legumes e hortaliças, de tudo um pouco está sendo plantado por cada família sertaneja, a alegria tomou conta de um cantinho do sertão, e a fé e a esperança que nunca morrem por essas bandas, está ainda mais forte. “Deus ouviu nossas orações, Deus mandou vocês para nos socorrer, vocês são como anjo.... “ relata com emoção a dona Edileuza da Silva, moradora antiga e que sofreu a seca anos, sem nunca perder a alegria.


Apesar da comunidade ser banhada pelo lago do reservatório da Usina de Sobradinho, cerca de 120 famílias não tinha água em suas propriedades para plantio, para os animais e nem para o consumo humano. A água utilizada vinha do abastecimento de carros pipas pelo exército ou de poços, sendo estas salobas.


O sonho voltou e a região vai retomando aos poucos a vida normal e se tornando referência em farinha na região.