top of page


Empreendendo com dignidade.
O Instituto Água Viva acredita que o desenvolvimento sustentável e a superação da pobreza passam, necessariamente, pela geração de trabalho e renda. No semiárido nordestino, onde as limitações sociais e climáticas restringem oportunidades, o empreendedorismo social se revela ferramenta eficaz de transformação.
Em 2023, a renda média domiciliar per capita na região Nordeste era de aproximadamente R$1.053, comparada à média nacional de R$1.893 1 — menos da metade dos valores do Sudeste e do Centro-Oeste. nesse contexto, iniciativas locais que promovem acesso ao mercado e inclusão econômica são ainda mais relevantes. A atuação do pilar de Empreendedorismo Social do IAV contempla projetos que aliam capacitação, produção e comercialização em diversas frentes, sempre com foco no contexto local. Hortas comunitárias, padarias artesanais, marcenarias, produção de bonés, uniformes, sabonetes naturais, óleo de licuri e babaçu, trufas e itens de artesanato são algumas das iniciativas em andamento.
Essas atividades não apenas geram renda para dezenas de famílias, mas também fortalecem vínculos comunitários, promovem o protagonismo dos beneficiados e resgatam a dignidade por meio do trabalho. Com a implementação de estruturas como a Fábrica de Canecas, Cooperativa de Extração de Óleos, Envasamento de Cálices e cultivos de morango e hortaliças (inclusive via hidroponia), o IAV estimula o uso sustentável dos recursos naturais e valoriza as habilidades regionais.
Em 2025, novas padarias e hortas serão inauguradas, ampliando o impacto e reforçando a segurança alimentar. O Pilar de Empreendedorismo Social do IAV também tem a estratégia de potencializar empreendedores dos povoados atuando como catalizador para o desenvolvimento de suas ideias. Esse modelo de atuação fortalece o ciclo produtivo local, contribuindo para o aumento da renda familiar e, a médio e longo prazo, para a elevação da média de renda per capita nas regiões atendidas. A proposta do IAV é clara: transformar realidades, não apenas no presente, mas também para as futuras gerações.
Os projetos de empreendedorismo social são pensados para inspirar e impulsionar um ciclo contínuo de desenvolvimento, e têm como meta sua replicação em outras bases do sertão, disseminando a cultura da autonomia, da dignidade e da transformação. Mais do que gerar renda, o pilar de Empreendedorismo Social do Instituto Água Viva promove esperança e transformação. Ao incentivar iniciativas que nascem dentro das próprias comunidades e que respeitam suas identidades culturais e realidades, reafirmamos nosso compromisso com um desenvolvimento que seja justo, participativo e duradouro. Seguimos firmes na missão de construir um sertão mais digno, produtivo e cheio de oportunidades para todos.
GALERIA DE FOTOS

bottom of page