05 ANOS PARA FESTEJAR!

DO SONHO ÀS GRANDES CONQUISTAS

05 ANOS PARA FESTEJAR!

Em julho de 2015 era apenas uma sala, uma mesa e cadeira de plástico, 03 funcionários e muitos, muitos sonhos…. hoje já é uma realidade com conquistas importantes e números que deixam qualquer instituição brasileira orgulhosa.

Hoje somam 3.000 mil crianças atendidas em 06 atividades socais, como esporte, ballet, música, informática, 02 vans médico-dontológicas; 557 sertanejos empregados diretamente em 7 projetos de geração e renda, 6 milhões de litros/dia de água gerados por dia e mais de 10 mil pessoas atendidas por ano.

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos, OSCIP e embora tenha sua base no Espírito Santo, com seu escritório localizado em Laranjeiras- Serra, se dedica em socorrer o semiárido do Sertão Nordestino, sobretudo os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí, onde se observam os piores Índice de Desenvolvimento Humano-IDH. O IAV está presente em 26 cidades/municípios, abrangendo 445 comunidades rurais e quilombolas, com renda per capta abaixo de 1/4 salário mínimo.

O Sertão Nordestino não foi uma opção, mas uma escolha movida por compaixão e senso de urgência moral e social, impulsionado por grande amor ao nosso povo brasileiro que vive na extrema pobreza e vulnerabilidade social, afastado das oportunidades, onde quase nenhum projeto governamental está inserido.

O Instituto Água Viva escolheu transformar e impactar a geografia de uma região pouco apoiada no Brasil, e ser uma ponte para outras instituições na luta pela ressignificação e valoração do sertanejo, que apesar de ter ajudado a construir cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, não teve as mesmas oportunidades.

Uma virada no sertão!

Ao fazermos um balanço de tudo que foi realizado, temos a certeza que tivemos sucesso na realização de nossa missão que é apoiar a família sertaneja a se desenvolver de forma integral, proporcionando o acesso à informação e descoberta de potenciais de desenvolvimento social, econômico e educacional, sempre balizados por nossos valores que são: respeito, transparência, igualdade, ética, justiça social e qualidade em nossas ações.

A região que atendemos está inserida no maior bolsão de pobreza do Brasil há muito o que fazer e os problemas recorrentes estão a nossa vista e precisam ser enfrentados como fome, sede, baixa qualidade de ensino, exploração sexual infantil, gravidez na adolescência, falta de oportunidade de emprego, ócio, alcoolismo e baixa autoestima. Esses são alguns problemas sociais da região.

Parcerias Importante gerando avanços no Sertão

Atuando entre os 20% mais miseráveis (IDH) do Brasil

Nosso trabalho gerou vitórias significativas, com destaque especial para a inauguração do complexo social de Lapão. O novo espaço foi a coroação de um ano espetacular.

O complexo social de Lapão, em uma área de 300 mil/m2, compreende a casa da família que atende crianças em estado de vulnerabilidade social; salas multiuso onde oferecemos para as crianças, adolescentes e jovens aulas de música, informática, reforço escolar e ballet; refeitório com capacidade de oferecer mais de 1.000 refeições dia e também oferecer treinamento de alimentação saudável e cozinha sertaneja; atividades para os idosos e vestiário. O complexo tem capacidade de atender mais de 1.000 pessoas diariamente e foi construído com parcerias de empresas nacionais e instituto internacional.

Também tivemos ótimo crescimento em todos pilares que atuamos. No Pilar de Esportes o número de alunos aumentou em mais de 20%. No Pilar de Educação Complementar crescemos 130% e no Pilar de Geração de Renda crescemos incríveis 201%, onde mais 224 pessoas tiveram a oportunidade de aumentar a renda familiar e no Pilar de Saúde não foi diferente, beneficiamos 10.688 pessoas.

Para os próximos anos estamos confiantes na realização de grandes projetos como o cultivo de morangos, finalização da adutora em Casa Nova-BA para favorecer 120 famílias produtoras de farinha, e aumento de 30% no número de atendimentos em nossos 04 pilares, além de iniciarmos nossas atividades em mais 04 municípios do sertão: Boninal, Piatã e Quinjingue na Bahia e Paulistana no Piauí. Aumentando para 26 o número de cidades atendidas pelo Instituto Água Viva.

“Tudo isso só é possível com parcerias sólidas de empresas e empresários que entendem a urgência do socorro a essa parcela da população brasileira, no recorte social onde estão os 20% mais miseráveis do Brasil.

O Instituto Água Viva conseguiu avançar, mas a verdade que há muito mais para fazer. Acreditamos que agora é hora de um impulsionamento social gigantesco no Sertão. Basta acreditar e trabalhar. E nós acreditamos no povo Sertanejo do Brasil!” Valida Carlinston de Lima Pereira, presidente do IAV.

Que venham mais anos de trabalho!!!

Estamos ansiosos para realizar o bem para o povo nordestino

que respeitamos e queremos tão bem.

NOSSA MISSÃO: Apoiar a família sertaneja a se desenvolver de forma integral, proporcionando o acesso à informação e descoberta de potenciais de desenvolvimento social, econômico e educacional.