top of page

A terra é boa - Plantando tudo dá!


Na região de Marruá, a 70km de Juazeiro, o projeto social Horta Familiar do Pilar de Geração e Renda, do Instituto Água Viva, está em plena safra de colher legumes e hortaliças do plantio que começou em junho. A previsão é muito boa, as boas chuvas inesperadas ajudaram muito.

Este ano as 12 famílias que estão integradas no projeto vão colher pimentão,

repolho, batata doce e cebola, com previsão acima da média dos anos anteriores, são cerca de 500 caixas de cada produto.

O projeto está em uma área de 30 mil/m2 onde as famílias assumem toda o manejo da plantação, recebem água e orientação técnica, e em troca repassam uma pequena porcentagem do lucro ao IAV, como forma de custear outros projetos sociais. ‘É uma espécie de arrendamento, as famílias entram com a mão-de-obra e nós oferecemos terreno e a água abundante, perfuramos dois poços para dar vazão e poder regar a terra duas vezes ao dia, pela manhã e à tarde. O que queremos é elas plantem e obtenham bom lucro.” Explica o coordenador do projeto, Engenheiro Agrônomo Renato Carvalho.

Além dessas famílias que estão plantando para vender diretamente no Ceasa, existem famílias que plantam hortaliças para subsistência como coentro, couve, milho, abobrinha, tomate etc. Nesse caso o IAV também entrega gratuitamente as sementes e a família precisa apenas do compromisso para cuidar diariamente da sua parte.


Marruá:

É um povoado rural de Juazeiro, distrito do Salitre, composto majoritariamente de moradores que trabalham em lavouras da região, além de abrigar uma grande comunidade quilombola, conhecida como Vila Céu.

bottom of page