top of page

Adutora de Junco

A comunidade de Junco, localiza-se no município de Casa Nova/BA e é banhada pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Nesta comunidade está localizada a famosa Praia das Dunas, importante praia de água doce que tem atraído muitos turistas.

Esta comunidade foi uma grande produtora de farinha de mandioca, sendo comum as fábricas de farinha nas propriedades até hoje.

Com a mudança climática e os longos períodos de seca, os plantios de mandioca foram paralisados e as farinheiras abandonadas, trazendo grandes prejuízos as famílias e provocando um êxodo rural, já que a fonte de renda principal das famílias era a venda de farinha de mandioca.

Apesar da comunidade ser banhada pelo lago do reservatório da Usina de Sobradinho, as famílias não tem água em suas propriedades para plantio, para os animais e nem para o consumo humano. A água utlizada nas propriedades vem do abastecimento de carros pipas pelo exército ou de poços, sendo estas salobas.

Diante disto, o Instituto Água Viva elaborou um projeto para captação de água do reservatório e distribuição para todas as famílias que residem na comunidade.

O projeto consta de uma bomba movida a energia fotovoltáica, energia solar, instalada sobre uma balsa, uma adutora principal, quatro adutoras secundárias e tubulações destas as residências.

Serão mais de 20.000m de tubos para atender a aproximadamente 100 famílias da comunidade.

Este projeto disponibilizará água para consumo humano, para dessedentação animal e para hortas domésticas, visando a melhoria na alimentação das famílias e um incremento na geração de renda das mesmas com a venda dos excedentes, tanto da horta como dos animais.

bottom of page