top of page

BEBER ÁGUA DEVERIA SER FÁCIL, MAS NO SERTÃO AINDA NÃO É!



Hoje, dia 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água, uma ocasião que nos lembra da grande importância desse recurso precioso para a vida em nosso planeta. No entanto, enquanto muitos de nós desfrutamos de acesso fácil e seguro à água potável, é essencial reconhecer que ainda enfrentamos desafios significativos em escala global.

 

Dados alarmantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revelam que mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a água potável segura. Esta realidade é agravada pela crescente escassez de água, com previsões de que até 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões com grave escassez de água até 2025.

 

No Brasil, embora sejamos abençoados com recursos hídricos abundantes, enfrentamos desafios significativos em garantir o acesso universal à água limpa. Mais de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso adequado à água potável, enquanto a poluição e a degradação dos recursos hídricos continuam a representar ameaças sérias para o meio ambiente e para a saúde pública.

 

Dados alarmantes do IBGE, revelam que mais de 20 milhões de pessoas no sertão nordestino vivem abaixo da linha da pobreza, lutando diariamente para obter o líquido vital para suas necessidades básicas. Imagine caminhar até 6 horas apenas para conseguir um pouco de água de açudes sem tratamento, uma jornada que desafia a dignidade humana e perpetua o ciclo de pobreza.

 

É neste contexto que o Instituto Água Viva desempenha um papel vital. Com mais de 100 poços perfurados levando famílias para o plantio de morango, hortas hidropônicas de alface e hortas comunitárias de legumes, milho e pimenta, que o IAV está cumprindo a sua missão de levar transformação ao Sertão Nordestino, e fazendo a diferença direta na vida de mais de 160.000 pessoas. Além disso foram entregues 03 sistemas de dessalinização em comunidades sem acesso a água potável, somando mais de 6 bilhões de litros de água são entregues anualmente, proporcionando alívio imediato e esperança para aqueles que mais precisam.

 

Um dos projetos mais inspiradores é a da adutora em Junco-BA, que beneficiou 129 famílias, proporcionando-lhes água em suas casas pela primeira vez. Este é um exemplo concreto de como iniciativas locais podem transformar vidas e comunidades inteiras.

 

No entanto, ainda há muito a ser feito. O valor desproporcional pago pela água não tratada no sertão reflete uma injustiça gritante, onde as famílias em vulnerabilidade são exploradas devido à sua falta de recursos.

 

Através de doações pelo pix: pix@institutoaguaviva.org.br é possível garantir que mais famílias no sertão recebam o acesso digno e seguro à água. Juntos, cada um fazendo um pouco, é possível fazer a diferença e proporcionar um futuro mais digno para milhares de crianças e idosos, que são os que mais sofrem com doenças pela falta de água potável.



bottom of page