top of page

Cine Sertão: projeto do IAV leva a 7ª arte aos sertanejos!

Sair de casa para ir ao cinema e assistir um filme é uma das atividades de lazer mais comuns praticadas pelas pessoas de todo o mundo. Além de ser uma forma de entretenimento acessível, é capaz de proporcionar momentos únicos e inesquecíveis, principalmente se forem compartilhados ao lado de alguém especial.

Mas, você já parou para pensar que uma boa parte da população brasileira nunca teve a oportunidade de estar em uma sala de cinema? O projeto Cine Sertão, desenvolvido pelo Instituto Água Viva, oferece a essas pessoas a chance de contemplarem o cinema, conhecido como a 7ª arte!

Chegada do cinema no Sertão nordestino

O projeto social Cine Sertão, iniciativa do IAV, já contemplou mais de 4 mil moradores de comunidades rurais completamente afastadas, localizadas no Sertão nordestino. Como muitos não sabem nem o que é um cinema, essa iniciativa tem como objetivo principal levar a arte e cultura a essas pessoas, que nunca sequer tiveram a chance de sair do local onde vivem.

Hoje, o projeto percorre 10 comunidades por mês, com público médio de 200 pessoas por exibição. “Quando o cinema chega na comunidade a notícia espalha rapidamente e logo muitas pessoas se aglomeram para acompanhar a montagem. À noite, a lotação do cinema é garantida. É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças e até mesmo dos idosos ao verem a tela do cinema. Eu mesmo me emociono muitas vezes, é lindo estar ali com aquelas pessoas”, conta Leandro Luz, um dos coordenadores do projeto.

Como funciona o Cine Sertão?

O Cine Sertão conta com uma tela de 3×5 metros, estilo cine anos 70 ao ar livre, possui um som potente e até 300 lugares por exibição. Os filmes ou desenhos escolhidos são, na maioria das vezes, histórias bíblicas, para que todos possam conhecer mais da Palavra de Deus, de forma simples e atual.

Abaixo separamos duas fotos para que você consiga conferir um pouco de como acontecem as sessões!

bottom of page