top of page

COLHENDO OS PRIMEIROS FRUTOS


O projeto Saúde Mais Água, está transformando a vida de 60 sertanejos na região do sertão da Bahia, no município de Lapão, que fica a 550 km de Salvador, capital da Bahia. O projeto é executado pelo Instituto Água Viva, uma ONG de apoio à transformação social do sertão nordestino e está presente na região desde 2015. 


Iniciado em agosto de 2023, o projeto tem o objetivo de inserir 12 famílias em vulnerabilidade social na agricultura familiar. Desde dezembro, o projeto entrou na fase da produção de hortaliças, e os participantes começaram a colher os primeiros frutos. 

O projeto Saúde com Mais água tem ajudado famílias com filhos em idade escolar entre 05 a 17 anos de idade a uma melhor alimentação, além de promover o cuidado integral com disponibilidade de psicóloga, assistente social e tratamento dentário, elevando a autoestima e integrando pessoas ao convívio da sociedade.

Enquanto os pais estão aprendendo e cuidando das hortas os filhos estão envolvidos em atividades, no contraturno escolar nas escolas de esporte, música, ballet e informática, tendo tempo de qualidade de brincar e  aprender. 


O projeto é um tripé de parcerias com três importantes atores: o Instituto Água Viva como propositor e executor, as empresas de lucro real que apoiaram com a destinação fiscal do IR, e o Município por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), atuando como órgão fiscalizador dos recursos.

Esse é um modelo de iniciativa social amplamente apoiado pelo Governo Federal, onde toda a sociedade ganha.


Ganha a empresa ao exercer seu poder de escolha, e destinar até 1% do IR devido para projetos de importância na sociedade.  Ganha as famílias em estado de vulnerabilidade social, que podem ter melhor qualificação e oportunidade de melhoria de vida. Ganha o município, através dos Fundos Municipais, com maior autonomia para potencializar os projetos de relevância para suas comunidades.


Um dos grandes objetivos dos projetos sociais mapeados pelo IAV, é exatamente proporcionar desenvolvimento social, educacional e econômico às famílias sertanejas. Em oito anos de atuação, já são mais de 159 mil pessoas atendidas, nos 04 pilares que o IAV atua: Esporte, Educação, Saúde e Geração de Renda, com números impressionantes: Já são mais de 17 mil crianças e adolescentes atendidos no contraturno escolar e 8.273 pessoas beneficiadas na geração de renda. Na saúde somam-se mais de 114 mil atendimentos médicos-odontológicos realizados.


Esse projeto tem o apoio e a participação de grandes empresas nacionais que entenderam a necessidade de levar mais oportunidade ao sertão do Brasil, região fora do alcance dos olhos do eixo Rio-São Paulo, mas que já gerou muitas riquezas para o Brasil. 

Sem essas empresas, projetos de grande relevância como esse, não seriam possíveis. 

Seja a sua empresa também uma propulsora no desenvolvimento humano e social das famílias sertanejas. 


bottom of page