top of page

Conheça os 4 pilares do Instituto Água Viva

Saúde, educação, geração de renda e esporte. Esses são os pilares que pautam nosso trabalho aqui no Instituto Água Viva (IAV). Desde 2015, temos realizado vários projetos no semiárido nordestino do Brasil, com o apoio de muitas pessoas, dispostas a abrir mão de estar perto da família, para ajudar aos que tanto precisam.

Hoje, vamos explicar um pouco mais sobre os projetos que temos realizado. Confira!


Saúde

Na área da saúde, realizamos vários atendimentos médicos através das unidades móveis. Temos a Clínica Móvel Médica e Odontológica, um veículo equipado para transportar a equipe de dentistas e médicos que oferecem tratamento gratuito a moradores de diversas comunidades do sertão, a maioria delas de difícil acesso.

dentista-iav

Também realizamos atendimentos médicos em várias áreas da saúde, com o auxílio de pediatras, cardiologistas, ginecologistas, entre outros especialistas que fazem parte do IAV.

Educação

Também realizamos oficinas de música como forma de complementar a educação de crianças e adolescentes e ocupar seu tempo, mantendo-os longe das drogas e de más influências em várias comunidades do Sertão. A educação musical gera uma mudança muito positiva na vida dos jovens e pode até tornar-se, também, uma forma de geração de renda no futuro, como foi o caso de Ariel Alves, coordenador de música do IAV. Ele teve seu primeiro contato com a música de concerto, que viria a tornar-se sua atividade profissional, através de um projeto social.

“O estudo de música se tornou uma importante ferramenta para o desenvolvimento do meu caráter, para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional. Assim como na minha vida a música exerceu grande influência com o seu poder transformador, acredito que ela pode transformar a vida de muitas pessoas e direcioná-las para um caminho com boas perspectivas e de grandes realizações.”

musica-iav

Geração de renda

Um dos nossos focos de trabalho aqui no IAV é permitir que as famílias tenham melhores condições de vida, através do projeto de geração de renda. Criamos uma grife social, a Boutique de Sonhos, onde os sertanejos contam com toda a estrutura necessária para criar brinquedos de madeira, que são revendidos pela loja online.

geracao-de-renda-iav

São feitos dominós, torres, jogo da memória e o pequeno engenheiro, todos com traços e ilustrações inspirados no cordel, uma das mais lindas expressões artísticas brasileiras, que representa fortemente o Sertão.

Esporte

Para promover o esporte no Sertão, firmamos uma grande parceria com a ONG Atletas de Cristo, que oferece assessoria técnica para capacitar e preparar nossos professores de educação física para atuação nas regiões onde estamos presentes.

esportes-iav

Além das escolinhas de futebol, que já são sucesso, também estamos desenvolvendo outras atividades como vôlei, basquete e dança, para promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

E para que o nosso trabalho continue crescendo e alcançando cada vez mais sertanejos, nós contamos com a ajuda de todos. Se você quiser contribuir financeiramente, faça uma doação!

bottom of page