top of page

Destinação Fiscal e Responsabilidade Social | ESG



O Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos, que atua nos estados da Bahia, Piauí, Paraíba e Pernambuco com foco em quatro pilares: Esporte e Educação, atendendo crianças e adolescentes de 4 a 17 anos; Saúde e Geração de Renda para as famílias, assistindo mais de 152 mil pessoas por ano. Além dos pilares, o Instituto atua fortemente em fornecer água para milhares de sertanejos com perfuração de poços, construções de adutoras e tratamento/dessalinização de água. São entregues mais de 4 bilhões de litros de água/ano.


Por que o Sertão?

Por ser uma das regiões menos apoiadas do Brasil, onde a maioria das famílias vive em extrema pobreza, sem acesso a água limpa, trabalho e oportunidades de educação. A região do Semiárido tem a maior concentração de miseráveis e a menor taxa de IDH do país, com renda per capita abaixo de ¼ de salário-mínimo, vivendo abaixo da linha da pobreza.

Responsabilidade Social | ESG

O Instituto vem atuando fortemente na área de responsabilidade social, proporcionando transformação de vidas no sertão, alinhado aos ODS (objetivos de desenvolvimentos sustentável) e ao ESG (Environmental, Social and Governance) da ONU (Organização das Nações Unidas), ambos focados em combater a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais. Podemos ser o braço social da sua empresa!


Destinação Fiscal

A lei brasileira possibilita que empresas abatam o valor do imposto de renda – IR Devido fazendo doações direcionadas para projetos sociais.


Quem pode?

Toda empresa de lucro real pode destinar até 6% do IR devido (com base na alíquota de 15%) para projetos aprovados nas Leis Federais, que se baseiam no mecanismo de incentivo fiscal onde é possível abater 100% do valor destinado.


Quando?

Ao apurar o lucro e computar o imposto a pagar, seja mensal, trimestral ou anual.






Como?

A empresa que destina o recurso tem total segurança fiscal, depois é o governo federal quem aprova e autoriza o projeto para ser captado e é quem fiscaliza diretamente a organização.









A destinação deve ocorrer obedecendo os percentuais liberados por lei conforme segue abaixo, limitando a 6%.







Quais os benefícios para a empresa que destina seu IR?

  • Funcionários mais comprometidos e engajados

  • Mudança na forma como os consumidores enxergam a empresa

  • Diferencial competitivo no mercado

  • Alinhamento aos negócios

  • Estímulo na área de Responsabilidade Social da empresa

  • Acompanhamento de perto do uso dos recursos destinados

  • Priorização da utilização do imposto para necessidades legítimas da sociedade

Pessoas físicas também podem destinar

Toda pessoa que declara imposto de renda no modelo completo, pode destinar para do seu do imposto devido ou a receber para os fundos, o limite também é 6% sendo:

  • 3% para o Fundo da Criança

  • 3% para o Fundo do Idoso.


Todos os anos o Instituto Água Viva divulga a Campanha IRPF, temos vários projetos aprovados nas Leis de Incentivos Fiscais e apoiamos milhares de pessoas.


Na Cultura: Com escolas de balé, música e contação de histórias;

No Esportes: Com formação de jovens no futebol e artes marciais;

Na Geração de Renda e Saúde: Com capacitação: Artesanato e Segurança Alimentar; Qualidade de vida e atendimento de saúde e Segurança Hídrica.


Além disso, outra forma de contribuir é ser um doador das nossas campanhas recorrentes disponível em nosso site na aba "Quero ajudar!".

Por meio do incentivo fiscal, o IAV consegue levar mais oportunidades ao Sertão Nordestino. Faça parte dessa grande transformação. Seja um dos nossos apoiadores sociais ao destinar IR da sua empresa e ter o SELO EMPRESA AMIGA DO SERTÃO de empresa socialmente responsável.


Mais informações entre em contato conosco, teremos alegria em atender!

Telefones: 27-99817-6955 ou 99638-0680


Nos ajude a transformar vidas!

bottom of page