top of page

Dia dos professores: nossos voluntários contam suas experiências!

No dia 15 de outubro comemoramos o dia dos professores! Esses profissionais desempenham um papel fundamental na educação de adultos e crianças, auxiliando, também, na construção de caráter e cidadania dos pequenos. Conversamos com os professores voluntários do Instituto Água Viva, que nos contaram a importância dessa profissão tão nobre.

Continue lendo e conheça um pouco mais o trabalho dos nossos voluntários!


Clarice Pecene: Professora de Ballet

O ballet é um estilo de dança que precisa de muita precisão e dedicação por parte das bailarinas. Sabendo desses desafios, Clarice decidiu, depois de anos como dançarina, dar aulas de ballet para as crianças, no sertão, através do voluntariado no Instituto Água Viva.

Hoje, já são 3 anos como voluntária e com a consciência de que a sua profissão tem o poder de transformar vidas. “Todo professor, de qualquer área, tem em suas mãos recursos para transformar uma sociedade. A minha vida é para servir ao outro e essas crianças no sertão precisam de toda ajuda e atenção” conta a professora.

Os ensinamentos dessa voluntária vão muito além da academia de dança, acompanhando suas alunas na escola e também fora dela. “Eu guio as crianças do sertão, faço reuniões com os pais e acompanho o desenvolvimento delas na escola. É um processo integral na participação da evolução dessas meninas” relata Clarice, sobre como pode influenciar de forma positiva o caráter de seus alunos.

Francisco Petrônio: Professor de Futebol

Sabendo das necessidades das crianças do sertão, Francisco decidiu doar seu tempo e esforço para capacitar os professores de futebol nas bases do IAV, na Bahia.

Na profissão de professor voluntário, o treinador sabe da sua importância para as crianças do sertão e seu desenvolvimento. “Através do esporte, podemos levar os valores que vão influenciar no crescimento e desenvolvimento dessas crianças. Conversamos sobre cidadania e caráter com elas e participamos de seu desenvolvimento social” conta Francisco.

Apaixonado por sua profissão, o treinador destaca a relevância do Instituto no sertão: “Eu adorei o projeto voluntário de escolinhas de futebol e o IAV foi fundamental para que eu pudesse transmitir o meu conhecimento, para os treinadores ajudarem a transformar a vida dessas crianças”.

Seja também um voluntário!

O trabalho de um professor é digno de muito merecimento e orgulho, e aquele que desempenha o voluntariado merece um reconhecimento a mais por seus feitos. Por isso, nós do Instituto Água Viva, agradecemos a todos os nossos professores e convidamos você para ser, também, um voluntário.

Conheça nossos diversos projetos sociais e seja uma gota viva no sertão!

bottom of page