O Instituto Água Viva (IAV) está plantando uma semente de esperança na vida das famílias sertaneja do povoado de Aguada Nova, em Lapão, na Bahia. E a colheita certamente será bem farta. A novidade é a horta comunitária do Projeto Saúde com Mais Água.
Executado com recurso do Fundo da infância e Adolescência (FIA) do munícipio de Lapão, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social desde junho de 2023, está envolvendo inicialmente 12 famílias que tenham integrantes de até 17 anos que estejam matriculados em escolas públicas locais, dando a elas oportunidades de integração social.
O trabalho será realizado ao longo de 12 meses e tem o objetivo de inserir as famílias (encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), ambos do município de Lapão.
Todos os envolvidos terão acompanhamento familiar com assistente social e psicóloga e tratamento odontológico. Na base do Instituto Água Viva, as crianças e adolescentes serão integrandos à prática de boas ações e inclusão de valores de cidadania, ética, convivência em equipe, nas escolas sociais com ofertas de educação complementar, no contraturno escolar com aulas de reforço, balé, música e esporte.
Horta
O projeto de horta familiar vai ser realizado em uma área de aproximadamente 3 hectares de terras, separado em porções iguais. Cada uma das famílias terá acompanhamento técnico especializado de um agrônomo e poderá escolher uma ou mais tipos de leguminosas para o plantio, levando alimentação saudável a toda família, visando integrar crianças da comunidade no entorno de Lapão e beneficiando indiretamente 60 pessoas.
Antes de participar, cada núcleo familiar participante recebeu
capacitação técnica especializada, bicicleta para uso e locomoção, terreno preparado, sementes, água, implementos, além de auxilio social de R$ 400,00 por no período de quatro meses e garantia de compra do produto excedente pela Prefeitura de Lapão.
Comments