top of page

Instituto Água Viva Desenvolve Projeto de Apicultura no Sertão!


Uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Água Viva (IAV) em parceria com o Projeto Itus, vai levar doçura e uma renda a mais a duas comunidades dos municípios no Sertão do Piauí. Trata-se do projeto de Apicultura Familiar, que faz parte do Pilar de Geração de Renda do IAV.


Quarenta famílias serão beneficiadas com o projeto de empreendedorismo social, 20 delas residentes em Jacobina do Piauí e outras 20 em Paulistana. Todos os beneficiários do projeto foram capacitados durante um curso de 40 horas para serem apicultores e produzirem mel de abelhas de forma sistemática.

“Vimos na abelha uma forma de dar oportunizar o sustento dessas famílias que não tinham de onde trirar renda. Essa é uma forma de promover uma transformação social através da geração de renda”, salientou Eberton Salmora da Silva, gerente do Pilar de Geração de Renda do IAV.

Projeto Itus participa com parte técnica e o treinamento dos beneficiários. Já o Instituto Água Viva distribuiu kits para criação de abelhas e produção de mel, como roupas, colmeias, melgueiras, enxames, cera e tudo o que precisam para começar o trabalho.

O material já foi entregue aos beneficiários e agora foi iniciado o primeiro ciclo da produção de mel. As famílias que participam do projeto têm muito a comemorar.

Carlos Henrique, da localidade Manga do Meio, está muito feliz em participar. “Acredito que a nossa comunidade só tem a ganhar com esse belo projeto, pois o mel é de grande importância para nosso país”, diz

Na mesma comunidade, Luandson da Silva Macedo está com uma ótima expectativa. “O projeto vai mudar muito nossas vidas. Para mim, que sou um jovem de apenas 27 anos, é uma oportunidade que estou abraçando. Vou dar o meu melhor e vou seguir em frente”, afirma.

Moradora da Comunidade Quilombola Sombrio, Maria Laurinda da Silva está muito feliz com esse projeto da apicultura. “Sabemos que esse é só o início de muitas coisas boas que ainda virão”.



bottom of page