top of page

Instituto Água Viva instala banheiros em casas de 300 famílias.



A situação do Sertão do Nordeste, que faz parte da Região do Semiárido Nordestino, é crítica. Os sertanejos vivem a pior crise hídrica dos últimos 30 anos, em grande parte consumindo água da chuva e vivendo abaixo da linha da pobreza. Sem água, sem trabalho, sem comida. Muitos deles vivem em locais de vulnerabilidade social e em ambientes precários. Para muitos, ter em casa um simples banheiro é considerado algo inacessível.

Com o objetivo de resgatar a dignidade e de melhorar a qualidade de vida de uma parcela dessa população é que o Instituto Água Viva, uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, instalou 300 banheiros secos para moradores de áreas de extrema pobreza, em parceria com as empresas Braskem e Fortlev.


O módulo de sanitário sustentável é um sistema autônomo, que funciona praticamente sem água, sem energia elétrica, sem necessidade de produtos químicos e com fácil manutenção. Além disso, fornecem conforto térmico e não deixa cheiro nenhum.

A seleção dos municípios que são beneficiados com Módulos Sanitários Sustentáveis se dá pelo critério de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas regiões em que o Instituto Água Viva atua no Sertão.


Os critérios são os seguintes:

1. Estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba;

2. Percentual de banheiros pela população de cada estado;

3. Municípios com menor IDH e abrangidos pelo IAV;

4. Povos minoritários: Sertanejos, quilombolas, indígenas, ribeirinhos, ciganos;

5. Família com maior número de filhos, família com idosos, viúvas;

6. Famílias com menor renda;

O Instituto Água Viva

Criado em 2015, o Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí, Pernambuco e Paraíba. O Sertão Nordestino foi escolhido por ser uma área de extrema pobreza e vulnerabilidade social, onde quase nenhum projeto governamental está inserido, e com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os menores do país: uma média de 0,550 e com renda per capita abaixo de meio salário mínimo.

O Instituto Água Viva escolheu transformar e impactar a geografia de uma região pouco apoiada no Brasil e ser uma ponte para outras instituições na luta pela ressignificação e valorização do sertanejo.

O trabalho está baseado em quatro pilares: Saúde, Educação, Esporte e Geração de Renda.

Com esses projetos, são atendidas mais de 12 mil crianças em situação risco social agravante. Elas recebem reforço escolar com aulas de balé, música, informática e alfabetização. Já os adultos participam de projetos de Geração de Renda, como fábricas de bonés, camisas e chinelos, fábrica de violão, hidroponia, piscicultura, plantação de frutas. Ao todo, mais de 30 mil pessoas são envolvidas direta e indiretamente nos projetos.



bottom of page