top of page

Jovem dentista leva seu sorriso a atendimentos na base do Instituto Água Viva


O mês de janeiro foi muito especial para uma jovem dentista baiana e pelos beneficiados do Instituto Água Viva (IAV) na base de Miguel Calmon, no Sertão da Bahia. Allana Victória Costa de Sá Bispo, 26 anos, há quatro anos sonhava em desenvolver um trabalho voluntário junto ao povo sertanejo e conseguiu fazer 63 pessoas voltarem a sorrir.

Allana é de Salvador, mas mora em Feira de Santana, onde atende em uma clínica. Mas no final de janeiro ela fechou sua agenda para se dedicar apenas ao expediente na van do IAV em Miguel Calmon, que fica a 247 quilômetros de distância de sua casa.

Ela conheceu o Instituto Água Viva em 2018, por meio de Sr. Antônio Torres, mentor do projeto no Sertão. Na época, ela ainda estava estudando e tentou se inscrever.

“Ele mostrou o trabalho que fazia no sertão, mostrou as vans que faziam atendimentos odontológicos. Eu amei. Comecei a pesquisar sobre o trabalho e me inscrevi pelo site”, destacou a profissional


O tempo passou, Allana se formou até que neste ano ela foi convidada para o trabalho. “Eu sempre pensei muito sobre o atendimento humanizado. Porque, principalmente como dentistas, muitas pessoas e profissionais acham que o que eles atendem ali são só bocas, mas na verdade são pessoas. Seu paciente não é uma boca ambulante e sim uma pessoa, com demandas, medos e dificuldades”, destacou a jovem.

O assunto “saúde coletiva” sempre foi presente na vida da dentista. Tanto que virou o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Eu pensava sobre como tornar o acesso aos atendimentos de saúde mais fáceis para as pessoas que não tem condições de pagar”, destacou.

Nos três dias em Miguel Calmon, Allana fez atendimento clínico odontológico, como extração, restauração, raspagem e profilaxia, aplicação de flúor. Ela fez encaminhamento para a continuidade do tratamento para os casos mais complexos. “Mas nenhum paciente saiu de lá sem atendimento”, acrescenta.

Depois da experiência no Sertão, Allana voltou para a cidade onde mora com sentimento de dever cumprido. “Meu coração está transbordando de alegria. Estou muito feliz e honrada por ter tido essa oportunidade. Grata por poder servir aquelas pessoas”, concluiu.

bottom of page