top of page

LUTHIERIA, Uma Fábrica de Acordes

Como num passo de mágica uma tora vira uma obra de arte




Quem ouve o som nobre e afinado, completamente diferenciado, não imagina como tudo começou. O ano foi 2016, era só um sonho de construir um projeto para levar uma profissão e renda para os jovens da cidade de Acauã, no Piauí. No início faltou recursos para a viagem, para o curso e para montar as primeiras peças de violão... mas desistir nunca passou pela mente empreendedora do professor Andrey Gustavo Alves, que nunca tinha fabricado nem um violão, mas sabia que com esforço e fé tudo era possível.


O tempo passou, o projeto virou referência na cidade, formou 16 luthiers e mais de 350 violões foram produzidos. A fábrica cresceu, tomou corpo e hoje envia violões para todo o Brasil, além de produzir violões exclusivos e sob medida.





De uma área pequena e apertada, hoje o projeto ocupa uma área nobre da cidade, na BR 407 que liga Petrolina ao Piauí, por onde passam centenas de carros diariamente, e podem conhecer a loja da fábrica com todos os produtos fabricados ali, logo ao lado, e ainda verificar como é feito um violão deste a escolha, corte e lixamento da madeira.


Hoje a Fábrica conta com maquinário e ferramentas de dar gosto em qualquer Luthier.

bottom of page