top of page

TEMOS SEDE DE UM FUTURO MELHOR

Mais de 300 mil cisternas com infiltração



‘A água é um direito de todos’, mas essa não é a realidade de milhares de pessoas no sertão. Muitas não têm água nem para beber em grande parte do ano quando chega a seca castigante, e ela chega todos os anos de março a outubro.


E neste mês de março, onde todos refletem sobre a grande importância do uso consciente da água, nós do Instituto Água Viva queremos mostrar ações que estão sendo implementadas no sertão do Nordeste, nos estados da BA, PE, PI e PB, onde milhares de famílias ainda não tem acesso a água potável.


Nos meses que chove no sertão, de novembro a fevereiro, os nordestinos conseguem armazenar a água da chuva em cisterna, mas já a partir dos meses seguintes as famílias que têm recursos precisam comprar água de carro-pipa (8 mil litros) ou aguardar as doações do Governo, que chegam a cada 02 meses (4 mil litros).


Das mais de 1 milhão de cisternas de cimento entregues aos sertanejos, estima-se que mais de 300 mil estejam com rachaduras e perdem parte da água, o maior bem do sertanejo. Com as fissuras, muitos micro-organismos entram poluindo ainda mais a água e levando doenças. Dados revelam que 01 em cada 05 crianças morre por ano, por consumo de água contaminada.



Uma das ações Instituto é reformar parte dessas cisternas com liners, uma lona desenvolvida capaz de reter a água isolando do cimento e protegendo a água captada, além de doar outras novas cisternas de polietileno, com maior durabilidade e higiene.


Somos apenas uma gota de esperança, mas juntos podemos mudar a história de muitas famílias que vivem em extrema pobreza e aguardam por ajuda.


Nos ajude a levar Mais Água par o Sertão!

bottom of page