top of page

Untitled

05 anos é muito pouco para tanta história.

“Não se pode falar de educação sem amor”, disse o conhecido educador e filósofo Paulo Freire. Essa frase descreve com perfeição os 05 anos de atuação do Instituto Água Viva no sertão brasileiro, onde mais de 3 mil crianças, espalhadas pelo Piauí, Pernambuco e Bahia recebem atenção, carinho e educação em nossas 63 escolas.

Temos no futebol meninos e meninas aperfeiçoando suas táticas de jogo e habilidade com os pés, porém o mais importante para nós, são os aprendizados gerados para a vida sobre como lidar com as adversidades, como competir de maneira saudável e como superar os desafios. No ballet, nossas meninas aprendem muito mais que simples passos coreógrafos, elas aprendem sobre como cuidar do próprio corpo e como se resguardar em meio aos perigos desse mundo.

Na informática nossas crianças descobrem que podem viajar para além do sertão por meio da internet, despertando sonhos e motivando sertanejos a irem além, por meio do estudo e conhecimento. Na alfabetização, reforço escolar e inglês, ensinamos que nada é difícil de mais para aqueles que tem força de vontade, e que querem dar um passo mais largo que seus pais, rumo a uma universidade e ao mercado de trabalho formal.

Nestes 05 anos o IAV foi para muitas crianças muito mais que um espaço de educação, mas um espaço de refúgio, de amizade, de aconselhamento e de crescimento social e cidadão. Mas não paramos por aí. Em breve você conhecerá histórias surpreendentes de meninos e meninos que hoje tem mil motivos para sorrir. Vem com a gente…

Edgard Gonçalves Garcia Coordenador Pedagógico – IAV

bottom of page