top of page

ESPORTE MAIS SERTÃO - MIL GOLS DE PLACA: UMA ESCOLA PARA A VIDA


Finalizamos com grandes resultados mais um projeto social transformador no sertão do Brasil, que beneficiou 1.000 crianças e adolescentes, com idades entre 5 e 18 anos. Este projeto, que abrangeu as cidades de Miguel Calmon, Boninal, Morpará e América Dourada, na Bahia, contribuiu para alavancar a vida de jovens após dois anos de treinamento esportivo intensivo e ensinamentos sobre cidadania.



Esses alunos foram apoiados por meio Lei de Incentivo Fiscal do Fundo da Criança e do Adolescente, com termo de fomento com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SJDH, com o patrocínio de empresas como Grupo Fortlev, RDG Aço e RDG Perfilados, Unilog, 4Elos e Brasil Fibras, que reconhecem a importância de investir em projetos sociais. Durante dois anos, esses recursos foram destinados para potencializar a formação de atletas comprometidos tanto com o projeto quanto com suas escolas regulares, uma vez que a permanência no programa exige matrícula escolar ativa.

O Instituto Água Viva, uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2015, mantém há 09 anos este e outros projetos nas áreas de Saúde, Educação e Geração de Renda, beneficiado cerca de 168 mil pessoas. Com 135 escolas de futebol em 44 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, Piauí e Paraíba, o Instituto atende 9.733 alunos nas escolas de esporte, nas modalidades de futebol, artes marciais e atletismo, revelando talentos promissores.

Além do treinamento esportivo, o projeto incluiu palestras com psicólogos e acompanhamento contínuo de uma assistente social, que acompanhou os alunos e suas famílias. Nos Jogos da Amizade, 55% das famílias participaram, promovendo de tempo de qualidade com os filhos, confraternização e premiações das equipes.

Durante o projeto, os alunos tiveram a oportunidade única de viajar para amistosos entre as escolas esportivas da região. Os atletas de Boninal, por exemplo, viajaram 300 km para um amistoso em América Dourada. Outros participaram da peneira do clube COIMBRA/MG em Lapão, onde os 100 melhores atletas foram pré-selecionados para um período de três dias de jogos intensivo. Esses momentos foram enriquecidos pela presença de profissionais de destaque, como o ex-jogador Hamilton de Souza, o Careca, que percorre o Brasil em busca de jovens talentos. Dois atletas foram convidados para passar uma semana no clube em Minas Gerais.

O projeto de escolas de esporte do Instituto Água Viva, não se limita ao esporte: prepara  jovens para a Escola da Vida. Além do treinamento tático, os alunos aprendem valores de cidadania, ética, respeito, obediência e princípios espirituais, que formam uma base sólida para suas futuras decisões.

A participação das empresas patrocinadoras é crucial para a melhoria contínua do projeto. Investimentos em capacitação de monitores e coordenadores, intercâmbios entre escolas, um maior contingente de materiais esportivos e visibilidade para os atletas, são possíveis graças ao apoio financeiro, elevando o nível do projeto.

O Incentivo destinado pelas empresas socialmente responsáveis foi fundamental para a transição profissional de 03 alunos para monitores; e de 02 monitores para coordenadores regionais.

Faça parte dessa mudança. Invista em jovens no sertão! Nos ajude a gerar mais oportunidades e transformação.


ESPORTE MAIS SERTÃO: TRANSFORMANDO VIDAS ATRAVÉS DO ESPORTE E DA EDUCAÇÃO.




Comments


bottom of page