A HORTA

Atualizado: Jun 14


Plantar a semente, molhar a terra, regar a muda, ver crescer a planta e colher o fruto. Um processo lento, que requer paciência e sabedoria quanto à hora certa de cada etapa. Nada melhor que cuidar de uma horta para usar o tempo a seu favor. Essa é a ideia do projeto da Horta dos Idosos, recentemente inaugurada no complexo de Lapão/BA.


São dezenas de senhoras e senhores que vão ao local todos os dias para cuidar de cada planta. A variedade já chega à mesa de alguns. Tem salsa, coentro, cebolinha, alface e algumas outras opções para encher um prato de verde.


"Cuidar dessa horta é um exercício muito positivo para os idosos dos povoados da região que atendemos. Eles se sentem úteis e o projeto funciona como uma terapia ocupacional para essa faixa etária muitas vezes tão carente.” Disseram o Pastor Levi e sua Esposa Suely Liberato que coordenam a horta.


Mas o plantar e colher vai além de preencher o dia dessas pessoas. É também um projeto de geração de renda do Instituto Água Vivo.


"A proposta é aumentar essa horta a ponto em que tudo o que for produzido aqui seja vendido pelos idosos que participam e assim eles possam ter renda com a venda das hortaliças que eles mesmos cultivavam. Por enquanto, o que sai daqui tem sido suficiente para ir para os pratos dessas pessoas, mas à medida que crescermos e comercializar esses produtos poderá ser uma realidade." Afirma Eberton, Coordenador de Geração de Renda.