top of page

Destine parte do imposto de renda para projetos sociais

Apenas usando o poder de destinar 6% do seu IR para um projeto social você apoia projetos relevantes e promove transformação social no Brasil.

A época de declarar o Imposto de Renda (IRPF) chegou você tem a oportunidade de fazer o bem destinando parte desse recurso aos fundos da infância e da pessoa idosa, contribuindo significativamente para o bem social de milhares de pessoas em vulnerabilidade social, com poucas oportunidades.


Este ano, você tem a possibilidade de destinar 6% do seu IRPF para os FUNDOS, sendo 3% para o fundo da Criança e mais 3% para o Fundo do Idoso. O valor doado irá para ONGS que desenvolvem projetos sociais nas regiões desses Fundos.


Você doa, a ONG executa os projetos e o FUNDO gerencia os recursos.

A destinação é feita de forma rápida e fácil por meio do programa da Receita Federal. A operação é super segura e incentivada pelo Governo Federal e apoiada por todas as organizações da sociedade civil organizada. ( * veja o passo a passo abaixo)


O Instituto

O Instituto Água Viva trabalha no Sertão Nordestino, uma região que enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 70 anos e é castigada pela falta de oportunidades sociais. Com base administrativa sediada no estado do Espírito Santo, a entidade promove projetos que levam saúde, esporte, educação e geração de renda em 906 comunidades rurais, 51 municípios e 4 estados (Bahia, Pernambuco, Paraíba e Piauí).


As ações do Instituto contemplam mais de 15 mil crianças e adolescentes em situação de risco social, vivendo em extrema pobreza, sem nenhuma perspectiva educacional. Os projetos viabilizam reforço escolar com aulas de balé, música, informática, alfabetização e escolas de futebol.

Nas ações de apoio à pessoa idosa, o Instituto leva saúde com vans médicas odontológicas, perfuração de poços para levar água potável e promover geração de renda, e entregas de cisternas e banheiros ecológicos para população rural e em grande vulnerabilidade social.


Se fizer a destinação, é muito importante enviar para o email captacao@institutoaguaviva.org.br a sua destinação, pois só assim o FUNDO vai conseguir destinar o recurso para os projetos do IAV no Sertão.

Quem pode fazer? Qualquer pessoa que declare o IR na modalidade completa.

Quando fazer? Até o dia 31 de maio.


Como realizar a doação?

Após terminar de inserir seus dados da declaração e antes de finalizar o processo:

1. Click em doação, no campo da esquerda (DARF – Doações Diretamente na Declaração)

2. Escolha o tipo de FUNDO:


Municipal ( X)


  1. FECRIANÇA- Fundo da Criança e do Adolescente

UF: BA ( X ) FUNDO IDOSO - LAPÃO

CNPJ: 44.945.405/0001-78

BANCO DO BRASIL AG: 3842-3 CC: 20.030-1


Você pode fazer 02 doações:


  1. FMDPI – Fundo Municipal de Direito da Pessoa Idosa

Municipal ( X)

UF: PI ( X ) FPI – ACAUÃ ( X )

FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CNPJ: 33.853.909/0001-41

BANCO: Brasil CC: 34.257.2 AG: 1110-X



3. O sistema calcula automaticamente para você e gera um DARF a ser pago.


VEJA O PASSO A PASSO





bottom of page