top of page

Entenda a realidade em que se encontra o Sertão Nordestino

Já parou para se perguntar como é a realidade do Sertão Nordestino?As famílias sertanejas vivem em situação de extrema miséria e vulnerabilidade social. Para se ter uma dimensão, o acesso à alimentação básica, escola, saúde e saneamento básico é escasso ou, muitas vezes, nem existe. Nós, do Instituto Água Viva (IAV), realizamos trabalhos e projetos sociais para impactar aquela geografia. Nosso objetivo é transformar os índices alarmantes em positivos!

Por que o IAV atua no Sertão Nordestino?

Somos apaixonados pelo Sertão. Com nossos projetos sociais, levamos alegria e perspectiva de vida para aqueles que já tinham perdido as esperanças de um futuro melhor. Já conquistamos muitos resultados positivos com nosso trabalho na região, mas ainda há muito a ser feito.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Sertão Nordestino apresenta um dos piores índices de IDH do país: uma média de 0,550. Além disso, a renda per capta é menor que meio salário mínimo, e o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) não passa de 14,5.

Ainda segundo o IBGE, enquanto no país 86,7% das residências com rede geral recebe água diariamente, no semiárido esse percentual cai para 66%. Em relação ao tratamento de esgoto, menos de 50% das residências possuem ligação direta à rede geral.

Conheça o Instituto Água Viva

Somos uma organização sem fins lucrativos, que nasceu em 2015, e desde então vem realizando trabalhos para impactar e transformar, para melhor, a dura realidade que as famílias sertanejas enfrentam diariamente. Nossos projetos sociais estão alicerçados em quatro pilares: saúde, educação, geração de renda e esporte.

  1. Saúde: temos duas vans, totalmente equipadas, que circulam por diversos locais de difícil acesso para levar tratamento dentário e atendimento médico, com consultas gratuitas, para indivíduos de todas as idades.

  2. Educação complementar: visando a um futuro melhor para as crianças e adolescentes sertanejos, profissionais se unem para realizar atividades que englobam aulas de reforço escolar, balé, inglês, alfabetização e música. Os índices da educação no nordeste apontam que nosso trabalho será longo. Mas a esperança é viva no coração de cada colaborador do Instituto Água Viva.

  3. Geração de renda: como os índices de desemprego são muito altos na região, buscamos criar projetos para gerar emprego e renda. Até agora, já implantamos fábricas de boné, camisas, brinquedos e instrumentos musicais, além de ter realizado minicursos com intenção de desenvolver empreendedorismo social e nas comunidades. Os frutos já são colhidos! Famílias que antes não tinham perspectiva de futuro, hoje, podem acreditar em um amanhã muito mais promissor.

  4. Escolas de esportes: nossas escolas de esportes desempenham um importante trabalho social, contribuindo para a formação física e psíquica de crianças e adolescentes. Além disso, temos uma equipe de coordenadores que trabalha capacitando sertanejos nativos para serem monitores. Já tivemos a honra de inaugurar escolinhas de futebol em várias localidades do Sertão e queremos continuar avançando rumo à criação de mais oportunidades e esperança para nossos jovens!

Seja uma gota viva!

Agora que você já tem dimensão de como é a difícil realidade das famílias sertanejas, o que vai fazer para transformá-la? Conheça mais sobre nossos projetos e nos ajude a continuar espalhando sorrisos pelo Sertão. Seja uma gota viva e faça parte do oceano de esperança que desejamos levar para aquela geografia!

bottom of page