top of page

IAV e Enactus: parceria para transformação do Sertão

Transformar o Sertão é uma das missões do Instituto Água Viva. Para isso, apostamos em projetos de desenvolvimento social, econômico e educacional, que já impactaram a vida de mais de 10 mil pessoas. Com o intuito de ampliar esses índices, firmamos uma parceria com a Enactus, uma organização estudantil que fomenta o empreendedorismo social. Entenda mais sobre essa parceria!

Geração de renda: oportunidades para os sertanejos

Um dos pilares do IAV é a geração de renda, que estimula o empreendedorismo no Sertão ao capacitar e gerar oportunidades para os sertanejos. É por meio dessa ferramenta que muitos sertanejos melhoram sua condição de vida e são resgatados de situações de risco. A parceria entre o Instituto Água Viva e a Enactus visa viabilizar estudos para melhor realização dos projetos.

“Essa é uma importante parceria para o Sertão. Realizamos estudos de viabilidade financeira e de mercado que ajudam a desenvolver os projetos da melhor forma. Os estudos já foram feitos na Fábrica de Chinelos, em Marruá, e será realizado na Fábrica de Doces, em Casa Nova, ambos na Bahia”, explica Renato Assis Carvalho – responsável pelos projetos de geração de renda do IAV.

O conselheiro da Enactus Univasf, Aluísio Sampaio Neto, conta que a parceria já gerou bons frutos para o Sertão. “Atuamos com capacitações empreendedoras, prospecção de mercado e melhoria de negócios. Além das fábricas do IAV, começamos a implantar o Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha Embrapa), que contempla o cultivo de frutas e hortaliças, e criação de animais, como galinhas, abelhas, suínos, porquinho da índia, peixes e cabra leiteira, para o consumo ou geração de renda da família. Já iniciados na comunidade de Marruá, na Bahia, com um criatório de peixes”, completa.

Criatório de peixes na comunidade de Marruá (BA)

Veja mais fotos dessa parceria:

Como ajudar?

Há várias formas de ajudar o Instituto Água Viva a levar mais oportunidades para o Sertão: conheça nossos projetos e apadrinheum deles! Assim, você irá se tornar uma gota viva e mudará a realidade de inúmeras famílias sertanejas. Contamos com você!

bottom of page