top of page

O IMPACTO SOCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA


Uma empresa possui diversas responsabilidades para fazer seu negócio prosperar, que incluem compromissos com clientes, fornecedores, acionistas, colaboradores, entre outros. Além disso, é fundamental que ela incorpore a responsabilidade social corporativa, ou seja, ações externas para o desenvolvimento social e para a construção de uma sociedade mais justa, com melhor qualidade de vida, mais oportunidades de renda e acesso aos direitos sociais. 

Quando uma empresa assume uma responsabilidade social, ela gera impactos significativos e contribui para transformar uma sociedade, especialmente em comunidades vulneráveis. Nesse contexto, três fatores se destacam: primeiro, o governo municipal, estadual e federal, que é responsável pela criação e implementação de políticas públicas; segundo a sociedade civil, por meio de organizações que executam ações complementares às que o poder público não alcança; e, por fim, as empresas, que compreendem e exercem seu papel de responsabilidade social.

 O Instituto Água Viva é um exemplo de uma organização que promove mudanças sociais. Uma de suas intervenções aconteceu em Junco, uma comunidade rural no sertão de Casa Nova, na Bahia. Nessa ação, foi instalada uma adutora movida a energia solar que transporta água de um braço do Rio São Francisco diretamente para as casas de 120 famílias, garantindo acesso a água.

 Antes dessa intervenção, os moradores caminhavam entre 6 e 10 km para obter água. Agora, com a água chegando à porta de suas casas, a qualidade de vida da comunidade melhorou. Esse acesso possibilita o cultivo de feijão e milho, a criação de caprinos contribuindo para a geração de renda, melhora a saúde dos moradores e eleva sua autoestima. Os jovens da comunidade, que antes consideravam migrar para os grandes centros em busca de emprego, agora fazem planos para permanecer e contribuir com o desenvolvimento da sua

 Sua empresa também pode transformar vidas ao adotar iniciativas de responsabilidade social. Tornar-se um agente de mudança social, por meio de parcerias que implementam ações em contextos de vulnerabilidade, é um compromisso que as empresas precisam assumir.

 Para mais informações sobre o trabalho do Instituto Água Viva, visite nossas redes sociais e seja um promotor de mudanças na vida de pessoas.


Por: Carlinston Lima - Presidente do Instituto Água Viva

Comments


bottom of page