top of page

OPORTUNIDADES QUE TRANSFORMAM

05 anos e muito a comemorar!

A Fábrica Têxtil do Instituto Água Viva-IAV, no município de Lapão-BA, povoado de Aguada Nova, é hoje a segunda maior empregadora de carteira assinada da região e gera uma renda mensal para a cidade de quase 60 mil reais/mês. Atualmente, 69 pessoas estão diretamente envolvidas. Em outubro o projeto se prepara para um novo patamar – uma nova Fábrica será inaugura no complexo Social de Lapão. Serão 1.000m2 onde será possível duplicar a produção. O objetivo do IAV é levar cada vez mais oportunidades ao sertanejo e promover o desenvolvimento econômico e social do Sertão.

Colaborardes satisfeito!

E para celebrar os 05 anos do IAV, foi realizada uma pesquisa por amostragem entre os funcionários Fábrica Têxtil para medir, entre outras coisas, o índice de satisfação, crescimento pessoal e as perspectivas quanto ao futuro. A responsável pelo relatório foi a Assistente Social, Mônica Pereira Rosa.(*)

Das pessoas empregadas, 74% é o primeiro emprego e para os demais que já tiveram outras atividades, 70% é o primeiro emprego com direitos trabalhistas. Outro dado que consolida o sucesso do projeto é o fato de que 100% dos colaboradores disseram estar satisfeitos com a sua função.

Dos entrevistados, 52% disseram que o maior crescimento que tiveram foi pessoal, seguido do crescimento nas relações interpessoais com 42%, e das mudanças mais significativas os funcionários citaram o aumento na autoestima, no amadurecimento pessoal, nas novas amizades e nos valores cristãos, além a diminuição da timidez.

E quanto ao Futuro? 68% dos colaboradores têm perspectivas em se manter como costureiras, cursar uma faculdade ou ser empreendedor. Essa característica é muito importante dentro do papel social do IAV que é estabelecer maior empoderamento do sertanejo nas suas conquistas pessoais. Esta percepção do futuro revela o quão significativo são os reflexos na vida das pessoas envolvidas no projeto social, que tem como objetivo ser agente promotor de alteração do cenário social, por meio de ações que resgate a dignidade humana.

Progressos Financeiros

Outra situação favorável à instalação da Fábrica Têxtil, em Aguada Nova-BA, foi o progresso financeiro tanto dos funcionários quanto do comércio local. No pessoal 79% disseram que houve grandes avanços e 37% usaram seu dinheiro para reformas e construção da casa e 26,5% que conseguiram adquirir imóveis ou terrenos.

Com aumento de circulação de dinheiro na cidade, o comércio também foi beneficiado com incremento nas receitas. Vários estabelecimentos puderem fazer reformas, além da criação de diversos microempreendedores individuais nas áreas de salões de beleza e lanches à noite. Nesse tempo também foi aberta a primeira pizzaria da cidade.

Investir no sertão, é investir no desenvolvimento humano social e econômico local. O Instituto Água Viva se orgulha de ser uma ponte para grandes transformações!

Assistente Social Mônica Pereira Rosa – CRESS: 04243- BA

bottom of page