top of page

Dia do Nordestino: 3 dicas culturais para conhecer o sertão

O Dia do Nordestino (08/10) celebra a importância desse povo guerreiro e que é foco do nosso trabalho. Nesta data tão significativa, nós vamos te dar dicas culturais sobre o sertão que farão você se transportar para o cenário que tanto nos encanta. Por isso, continue lendo e confira nossas sugestões para você aproveitar o Dia do Nordestino!


“Cante lá que eu canto cá”: o cordel revelando a riqueza do sertão

Uma das expressões mais famosas da cultura sertaneja são os cordéis. Eles estão presentes no livro “Cante lá que eu canto cá” de Antônio Gonçalves da Silva são um retrato da riqueza cultural do sertão. Vale a leitura neste Dia do Nordestino!

Um clássico para o Dia do Nordestino

Quem não conhece “Os sertões” de Euclides da Cunha? O clássico revela um momento histórico das comunidades sertanejas no século XX. No Dia do Nordestino, é interessante voltar ao passado para conhecer um pouco mais sobre a história do sertão. Que tal apostar no clássico para homenagear esse povo tão guerreiro?

Dia do Nordestino celebrada com a sétima arte

Se você é um cinéfilo de plantão, nós do IAV separamos uma sugestão para seu Dia do Nordestino! O filme “Cine Holliúdy” conta a história de Francisgleydisson. O protagonista parte para uma luta contra o desenvolvimento da TV no Brasil, por medo de que o cinema entrasse em esquecimento.  Para isso, ele se mudou para o interior do Ceará com a família para abrir sua própria sala de exibição.

O filme possui narrativa cômica para deixar seu Dia do Nordestino mais divertido!

Aqui no IAV, todo dia é Dia do Nordestino! Nosso trabalho é voltado para mudar as comunidades rurais sertanejas e estamos conseguindo resultados com isso. Faça também sua parte!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page