top of page

Dia do Sertanejo: celebração de um povo guerreiro!

Comemorado em três de maio, o Dia do Sertanejo é uma data importantíssima para nós, do Instituto Água Viva! O que é celebrado nesse dia é algo para o qual movemos montanhas: o povo sertanejo. Então, para que você entenda melhor sobre o significado da data para nossa equipe, conversamos com Adilson da Fonseca Mendonça, o “Mendonça”, professor da Escola de Esportes no sertão. Veja!


Raio X do sertanejo

Se você conversar com qualquer um de nossos voluntários no sertão, um ponto iria se destacar no relato de cada um: a garra do povo sertanejo. Diante de condições que muitas vezes são tão adversas, essas pessoas conseguem superar desafios, sempre com um sorriso no rosto! É exatamente isso o que Mendonça contou para a gente:

“O povo sertanejo tem a vida difícil, sem renda fixa, mas mesmo assim são extremamente alegres. A vida deles é trabalhar em plantação de cenoura, cebola de beterraba, isto quando tem colheita, né? Eles trabalham todos os dias, feriado, fim de semana, até no domingo”, relata.

Povo sertanejo: visão de um voluntário

Com oportunidades de geração de renda tão escassas, é possível imaginar as batalhas vencidas pelo povo sertanejo diariamente, não é mesmo? Nossa missão é tentar ajudá-los ao máximo com nossos projetos, auxiliando tecnicamente para que no futuro esse conhecimento se transforme em uma fonte de renda extra.

É o que acontece em Aguada Nova, uma das comunidades baianas onde Mendonça trabalha. Lá funcionam alguns projetos do IAV, como a Escola de Esportes, onde ele oferece aulas para cerca de 60 crianças sertanejas.

Escola de esportes no sertão

Aguada Nova não é o único lugar em que Mendonça atua perto do povo sertanejo! O professor de educação física também leciona para 25 crianças na comunidade de Pau Darco e para 18 em Gaudêncio, onde também orienta uma turma de futebol feminino com 20 meninas. Além disso, Mendonça começou a atuar na comunidade de Salgada e conta com mais de 200 alunos de idades entre cinco e 20 anos.

Família reunida em prol do povo sertanejo

Mendonça contou para gente que o amor de atuar junto ao povo sertanejo envolve toda sua família. O motivo é que sua esposa passa, semanalmente, de casa em casa dos sertanejos para ensiná-los a fazerem peças de artesanato.

“É realmente muito gratificante porque essas pessoas estão aprendendo a fazer esse tipo de trabalho artesanal. A ideia é que daqui um tempo eles possam vender materiais como estes e ter uma renda extra”, explica.

Mendonça tem contribuído para que a vida do povo sertanejo evolua. Ajude você também!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page