top of page

Dia Mundial da Saúde: conheça o médico que tem ajudado o sertão!

Comemorado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde traz um tema importante à tona. A saúde é um dos itens essenciais para a vida de uma pessoa, no entanto, nem sempre é acessível a todos. No post de hoje, você vai conhecer uma pessoa que tem ajudado para que mais sertanejos possam cuidar de sua saúde, o Dr. Carlos José Cardoso. Leia mais!


Saúde: sonho de ajudar

Carlos José Cardoso é médico dermatologista e psiquiátrico. Sua trajetória na área da saúde remete a sua infância, quando percebeu que gostava de ajudar as pessoas. Para ele, essa característica foi determinante na decisão de ser médico em duas especialidades tão diferentes. “Sempre quis ajudar e cuidar tanto fisicamente quanto psicologicamente”, explica.

Experiência no sertão

No começo do ano, Dr. Carlos foi um dos que embarcaram ao sertão com o projeto de saúde do IAV, para consultar sertanejos das comunidades rurais mais distantes. Quando conversou com a gente sobre a experiência, o médico se mostrou emocionado: “é uma ação transformadora, toda vez que eu vou me sinto melhor do que quem recebe nossos cuidados”, afirma.

Mais de 4000 atendimentos

Está reconhecendo a ação que o Dr. Carlos participou? Você já leu sobre ela aqui no blog do IAV! Nela, mais de 4 mil atendimentos foram feitos durante os dois primeiros meses do ano, dentre eles na área da saúde odontológica e em dermatologia, a especialidade do Dr. Carlos!

Impacto positivo

Mais do que pensar na quantidade total de pessoas atendidas, o Dr. Carlos aponta a importância do impacto individual que acontece a cada consulta feita. “Ações como essa mostram ao sertanejo que tem alguém olhando por ele. Isso é um impacto importante, se sentir amado”, diz.

Outras experiências

O trabalho de saúde no sertão não foi o primeiro que Dr. Carlos fez em comunidades remotas. O médico contou para gente que a sua primeira oportunidade de participar em projetos similares aconteceu na Amazônia e, desde então, se apaixonou pela causa.

“Eu já tive contato com comunidades distantes na região amazônica e, agora, passei a atuar no sertão. É realmente muito gratificante!”, conclui.

Dia Mundial da Saúde

A data em que celebramos a Dia Mundial da Saúde é a mesma do aniversário de criação da Organização Mundial da Saúde, que aconteceu em 1968. O momento deve ser lembrado para enfatizar a importância de ampliar o acesso à saúde, afinal, milhares de pessoas ainda não vivem em condições salubres e nem possuem perto de si alguma assistência médica. Isso é inaceitável! Então, contribua para que nossos projetos de saúde possam ajudar mais pessoas!

bottom of page