top of page

Dia Mundial da Água: faça sua parte!

A água é um recurso natural necessário para manter a vida e o equilíbrio dos ecossistemas. Neste dia 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, o Instituto Água Viva enfatiza a importância de garantir preservação deste patrimônio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida. Segundo um relatório da ONU, a falta de água pode afetar 5 bilhões de pessoas até o ano de 2050.

Água: dificuldades de acesso no Sertão

O povo sertanejo passa por muitas dificuldades. Entre elas a dificuldade de acesso à água. No Nordeste brasileiro, uma das áreas mais afetadas pela escassez de chuvas é o chamado Polígono das Secas, localizado nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nesta região, não há rios abundantes capazes de fornecer umidade para provocar chuvas locais.

Projeto Poços de Água

A água consumida na maioria das localidades do Sertão é da chuva. Além disso, muitas famílias andam quilômetros para buscar água em pequenos reservatórios. Para mudar esta realidade, o Instituto Água Viva está construindo poços de água em terrenos doados pela comunidade ou comprados pelo IAV, que serão entregues à base local do projeto social para que seja feita a distribuição da água a todos da comunidade de forma organizada e igualitária.

Clique aqui para conhecer mais sobre o projeto e colaborar.

Seja uma gota viva!

Conheça os nossos projetos e ajude o Instituto Água Viva a levar mais saúde, educação e geração de renda para o Sertão. Saiba como ajudar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page