top of page

Lapão: conheça uma das bases do IAV

O município de Lapão é onde uma das bases do Instituto Água Viva está localizada. Através de um diagnóstico sociocomunitário que realizamos no município, pudemos observar que um negócio social seria uma ótima iniciativa  para o desenvolvimento de um dos distritos da cidade (Aguada Nova). Assim, nosso projeto chegou a Lapão transformando a vida de pessoas que trabalham com a fabricação de bonés. Hoje é aniversário do município e decidimos contar um pouquinho sobre ele para vocês. Confira o post!


lapao-aniversario

Conheça a história de Lapão

Por volta de 1985, Herculano Galvão Dourado, um dos herdeiros de João José, quem originalmente comprou o latifúndio contendo o atual município de Lapão, saiu à procura de um bom lugar para construir um povoado pela caatinga. Ele, alguns familiares e ex-escravos ocuparam uma área de terras chamada Fazenda Boi, dentro do atual município de Lapão.

Com o objetivo de fundar um povoado, Herculano pediu que avisassem a todos os fazendeiros que moravam em outras regiões e que tinham gado que ele queria repartir suas terras. Assim, a fonte do Lapão começou a atrair dezenas de pessoas. O gesto do herdeiro e sua visão futurista possibilitaram o surgimento do núcleo habitacional conhecido como Lapão, que foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4445 de 9 de maio de 1985.

Instituto Água Viva em Lapão

No Polo de Confecções de Aguada Nova, em um distrito da zona rural de Lapão, na Bahia, cerca de 60 mulheres trabalham na confecção de bonés e ajudam a complementar a renda de suas famílias. Esse é um dos projetos de geração de renda do IAV, que empodera as mulheres e muda a vida das pessoas no sertão nordestino.

lapao-fabrica-de-bones

Nós, do Instituto Água Viva, desejamos um feliz aniversário ao município de Lapão e agradecemos a todos os lapoenses que ajudam a fazer os nossos projetos se tornarem realidade!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page