top of page

Projetos sociais em Acauã: inclusão digital no sertão

A inclusão digital também é um dos valores que movem nossos projetos sociais no sertão. Em Acauã- PI, instalamos uma escola de informática para ajudar os sertanejos a terem uma nova perspectiva de vida, além de facilitar a inserção no mercado de trabalho. Lwasley Botelho é um dos professores da instituição e ele contou um pouco sobre o projeto para que você conheça ainda mais. Veja!


Escola de informática em Acauã em números

Estamos acostumados a estarmos inseridos em uma vida totalmente ligada ao mundo virtual, por meio dos smartphones e da própria internet. No sertão, isso não acontece com tanta facilidade, fazendo com que muitas pessoas fiquem excluídas virtualmente e afetando a inserção no mercado de trabalho.

Por essa razão, um dos projetos sociais do IAV no sertão tem justamente o propósito de promover o acesso ao mundo digital e capacitar o povo sertanejo para que utilize essa ferramenta para potencializar suas vidas.

Localizada em Acauã, a escola de informática do sertão conta com cerca de 50 alunos com idade entre 12 e 50 anos, como contou Lwasley. É conhecimento passado por várias gerações por meio de projetos sociais!

Inserção digital por meio de projetos sociais

Fazer parte de projetos sociais como a escola de informática surpreende os voluntários a cada dia que passa.  Lwasley ressaltou que uma das experiências mais marcantes aconteceu com seu aluno Manuel, um senhor de 50 anos.

“Ele nunca tinha sequer ligado um computador e, na primeira aula, aprendeu a fazer alguns procedimentos básicos. Então, quando estava saindo da aula, ele disse: achei que nunca iria mexer naquele “bicho”, mas não é isso tudo não.  Não vejo a hora de voltar”, disse.

Sertão: razão de nossa mobilização!

De pouco a pouco, os projetos sociais mudam vidas e isso é que tanto nos mobiliza a investir todos os esforços no sertão! “A região possui poucas oportunidades profissionais, com mínimo desenvolvimento tecnológico. A inclusão digital traz novas possibilidades, além de despertar talentos para esta área. Cremos em um sertão diferente, através de pequenas ações como estas”, salientou Lwasley.

Projetos sociais no sertão

Nossos projetos sociais têm crescido e ampliado a área de atuação no sertão. Cada passo dado é motivo de emoção, como relatou Lwasley. “Sinto uma grande alegria em fazer parte da história de cada pessoa do projeto. É impactante e renovador olhar para eles e perceber a oportunidade única de participar de ações como essa. Inspirador!”.

Você também pode ajudar nossos projetos sociais no sertão aí da sua casa! Recentemente tivemos uma doação que permitiu o acesso às aulas de informática para mais pessoas. Então, se você tiver um computador em casa, que não está sendo utilizado, talvez ele possa mudar vidas no sertão. Ajude!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page