top of page

Você conhece a realidade do sertão?

Todos os dias muita gente tem a possibilidade de beber uma água tratada e gelada, tomar um banho quente, comer no mínimo três refeições por dia e várias outras coisas do dia a dia que parecem ser comuns para os brasileiros. Porém, para outros, a realidade no sertão nordestino é bem diferente dessa.

Muitos fecham os olhos, mas o sofrimento e a desigualdade enfrentada por esses sertanejos são diários. Neste post, venha fazer uma reflexão com a gente do Instituto Água Viva (IAV) e compreender um pouco do que esse povo enfrenta.


Coloque-se no lugar do outro e pergunte-se: eu realmente preciso reclamar disso? Enquanto uns têm tudo e dizem que não, outros lidam todos os dias com a miséria e a pobreza. Mesmo com toda luta, esses sertanejos buscam ter sempre um sorriso no rosto e levar uma vida tranquila no sertão.

vida-no-sertao

Cultura popular

A região do Nordeste possui uma imensa diversidade cultural. O nordestino conserva a sua raiz, seu costume e tradição. Entre as diversas formas de manifestações artísticas estão os artesanatos, musicalidade, danças e culinária. Com muita habilidade, os profissionais nordestinos confeccionam verdadeiras obras primas que são vendidas para pessoas do mundo todo.

comida-baiana

Além disso, a comida do Nordeste é especial, e pode ser apreciada por conta do seu sabor único. Uma mistura de vários temperos naturais que tem como base frutos do mar, mocotó, buchada de bode, carne seca e outras iguarias típicas e maravilhosas da região.

Povo que transborda alegria

Mesmo diante de uma seca que atinge boa parte do território nordestino e enfrentando sérias dificuldades, o povo persiste sempre na luta e transborda alegria. Durante o ano todo, milhões de turistas escolhem a região como destino de suas férias, e são acolhidos pelos nordestinos com carisma e simplicidade que conquista a todos. O Nordeste possui uma essência única, repleta de tradições e símbolos típicos.

E você, conseguiu refletir um pouco mais sobre a realidade no sertão? Saiba que é possível colaborar para que aconteçam mudanças na vida dessas pessoas. Venha ser uma Água Viva e saiba como doar!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page